27 de dezembro de 2025
Regional

População reclama de abandono do cemitério do distrito de Vitoriana

Da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Botucatu - O cemitério do distrito de Vitoriana em Botucatu (100 quilômetros de Bauru) tem sido alvo de reclamações de moradores. Falta de conservação, abandono e mau cheiro são as principais reclamações do moradores do cemitério que fica na entrada do distrito.

O vereador Antonio Luiz Caldas Junior (PC do B) visitou o local na última quinta-feira e pretende pedir providências à administração municipal.“Várias pessoas do distrito reclamaram do estado em que se encontra o cemitério e também o velório local e realmente o que vimos foi um cemitério praticamente abandonado e em estado muito precário”, relata Caldas.

Segundo o vereador, já na chegada ao local, verificou que o portão do cemitério estava aberto e que não havia ninguém para cuidar do lugar. “Em todo o tempo que fiquei no cemitério vistoriando o local, não apareceu ninguém. Pude ver que os túmulos mais antigos não possuem placas com nomes; suas bases estão completamente deterioradas, sendo que em pelo menos um deles pude ver a formação de uma colmeia de abelhas do tipo africanas. Não há arborização, não há infra-estrutura. É realmente muito triste”, salienta.

O vereador entende que não há necessidade de um funcionário de plantão 24 horas para cuidar do cemitério. “Deveria ser designado alguém para tomar conta do local e cuidar dos túmulos, que não são muitos. Poderia haver também um projeto para arborização e gramado para melhorar o aspecto do cemitério que está terrível. As famílias que moram em Vitoriana querem sepultar seus entes queridos no cemitério local o que é compreensível, mas é necessário haver um local digno para isso e vou solicitar providências ao Poder Executivo”, conclui Caldas.