18 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Apedeutas e banguelas


| Tempo de leitura: 2 min

Para um país grande e rico de riquezas naturais, é triste constatar que ainda é um país de terceiro mundo, por tantos apedeutas e banguelas que ainda existem e mais ainda agora, acrescidos de corruptos e estes entre os mais altos escalões das autoridades constituídas. Por isso que, já que nada podemos fazer para cortar as cabeças corruptas, podemos ao menos lutar para que as crianças, que deverão cuidar do país no futuro, sejam alfabetizadas e tenham bons dentes.

Para alfabetizar melhor, que se cuide da educação de base, tornando-a extensiva e obrigatória em todos os rincões desta imensa nação. Para que deixemos de ser o país dos banguelas (desdentados), que caracteriza o nosso terceiromundismo, incentivemos a odontopediatria, ainda mais aqui em nossa cidade, onde contamos com ótimas faculdades de odontologia, uma até de referência internacional para a qual têm vindo pessoas até da Europa, para aqui cuidar de seus problemas dentários.

A minha sugestão é para que as creches de Bauru, públicas e/ou particulares, tenham entre os seus anjos da guarda, também um dentista.

Digo anjos da guarda porque considero o trabalho dessas pessoas que atuam nas creches, sejam funcionários, estagiários e/ou até mesmo voluntários, verdadeiros anjos da guarda das crianças.

Penso que não seria tão difícil, conseguir um acordo entre as faculdades de odontologia, a prefeitura ou mesmo a secretaria de saúde do Estado, para que os estudantes de odontologia fizessem estágio nas creches, cuidando dos dentinhos das crianças, quando estivesse ao seu alcance e/ou encaminhando-as aos seus professores, quando fosse o caso. Assim, daríamos mais um passo para sair do terceiromundismo dos banguelas, o que já será alguma coisa.

Desejar que também se acabasse o analfabetismo acho que é querer demais. Mas começando a melhorar o nível de educação das crianças, sonhamos que no futuro tenhamos pessoas públicas mais éticas e a corrupção diminua neste país, mesmo que ainda custe um pouco mais. Enfim, se a criança é o adulto de amanhã, que esse adulto de amanhã seja melhor que os adultos banguelas, analfabetos e corruptos que temos hoje.

Isolina Bresolin Vianna - RG 3.027.947