16 de julho de 2025
Logo Header
Leonardo de Brito

Em Confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 4 min

SÓ BBB

Na próxima terça-feira, o Noroeste deve receber novos reforços. Ontem, chegaram o volante Ralf, ex-Gama e os atacantes Éder Santílio (Cene-MS) e Wellington (Treze-PB). Com esses três, o clube já tem 13 para o próximo ano. Como o técnico José Carlos Fescina quer 18, faltam cinco jogadores, portanto, e um deles deve ser o zagueiro Anderson Marques, ex-Barueri. O Norusca está montando um elenco bom, bonito e barato (BBB), e terá apenas dois reforços de peso: o goleiro Fabiano e o meia Edno. O Noroeste tem muito interesse em Edno, que brilhou no Paulistão pelo clube bauruense e no Brasileirão pelo Atlético Paranaense. Além disso, a metade dos direitos federativos do meio-campista pertencem ao diretor financeiro do Noroeste, Fernando Garcia, filho de Damião. Os contratados até são os seguintes: goleiro Fernando Vizzotto, ex-Marília; laterais Edylton (Ulbra) e Tiago Amaral (Atlético Sorocaba); zagueiros Alexandre Luz (Coritiba e Al-Shamal do Catar) e Éder Monteiro (Gama); volantes Dinho (Setembro de Garanhuns) e Júlio (Barueri); o meia Gilsinho (Linense); Djames e Juliano César, ex-atacantes do Rio Branco, do Acre. Espero que esse grupo de atletas para o Campeonato Paulista, seja praticamente o mesmo para a disputa do Brasileiro da Série C. É o que espera também a direção alvirrubra.

NÃO VIRA

Equipe com dois, três e até quatro nomes – muito comum no basquete, vôlei, futsal, futebol mirim - é dose para locutor e jornal. Complicado até para o torcedor incentivar o time, gritando, por exemplo: “BAC-USC-Retífica Brasil-Coca-Cola”. Quanto ao jogador, ficar dando o nome completo é chato, e nisso, o Luiz Carlos Silvestre está comigo. Prefiro chamar o atleta pelo pré-nome - Romário, Raí, Hernanes; ou pelo sobrenome, como na Europa. Ou até mesmo o apelido. Um dirigente do Noroeste insistia para que a gente chamasse o ponta-esquerda de Edson Dantas. Claro que não virou. O próprio jogador pediu para continuar sendo chamado de Tequila. Agora o Norusca pede para que um dos reforços que chegaram ontem, seja chamado de Wellington José da Silva. Pára com isso. Tudo bem se for João Paulo ou Luiz Henrique. Mas já imaginou, o artilheiro do campeonato ser chamado Antônio Rebouças Penteado? Ou que Pedro Alvarez Cabral da Silva é o goleiro menos vazado? Daqui a pouco pode aparecer o Didi Mocó Sonrisal Colesterol.

O MATADOR

Muitos clubes de Norte a Sul do País estavam interessados em Túlio Maravilha, entre eles Coritiba, Sport, Goiás e Portuguesa, mas o fanfarrão e verdadeiro matador resolveu renovar com o Vila Nova. Túlio foi o artilheiro do Brasileiro da Série C, com 27 gols, e promete chegar à marca dos 900 no ano que vem. O fator principal para sua renovação foi a chegada dos gêmeos que nasceram há poucos dias em Goiânia.

PRESSIONADO

Caio Júnior, novo comandante do Goiás, disse que não foi demitido pelo Palmeiras, e sim, que pediu para sair. Acho o seguinte: o treinador sofreu pressão desde que chegou ao Palestra Itália, e depois de perder a vaga na Libertadores, seria mais cobrado ainda no Paulistão. E como o Goiás paga bem e em dia, não pensou duas vezes: foi correndo para o Verdão do Brasil-Central.

OLÍMPICOS

Alexandre Pato, que joga no Milan, e Diog (Portuguesa) podem ser os dois atacantes titulares da Seleção Olímpica do Brasil na Olimpíada de Pequim/2008. A dupla já está escalada para o amistoso de amanhã, no Engenhão, contra os Craques do Brasileirão. Dunga já escalou o time olímpico: Renan; Nei, Breno, Leandro Almeida e Leonardo; Charles, Ramires, Diego Souza e Wagner; Alexandre Pato e Diogo.

BALADEIROS

Fábio Ferreira negou que tenha promovido festas em seu apartamento, na Zona Leste de São Paulo. Me engana que eu gosto. Fábio e o também ex-zagueiro do Noroeste, Zelão, são personagens de uma história inusitada. Os vizinhos dos jogadores colocaram uma faixa no prédio, dizendo que o local não era um “bordel.

VOANDO BAIXO

Fernando Alonso volta para a Renault em 2008. O anúncio oficial deve ser feito segunda-feira. O piloto espanhol disputou o Mundial deste ano pela McLaren, mas se desentendeu com a chefia e com seu companheiro, o inglês Lewis Hamilton. Alonso foi bicampeão mundial de Fórmula 1 pela Renault em 2005 e 2006.

MEMÓRIA

Campeonato da Série A3 de 2003: Atlético Sorocaba 7 x 0 Noroeste, em Sorocaba, gols de Dinei 3, Ricardo Xavier 2 e Vital 2. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. Árbitro: Marcelo Rogério. Pelo menos para mim, essa foi a maior goleada que o Norusca sofreu em sua história. Estou lembrado de 7 a 1 para o Santos, em 1961 e duas de 6 a 0 do São Paulo, nos anos 90. Noroeste: Neneca; Marquinhos Belém, Rodrigo Faveron, Gito e Luís Carlos; João Paulo, Manoel (Ângelo), Tarciso e Cilinho; Marquinhos Paraíba (Ademir) e Tequila (Carlos Alberto). Técnico: Vítor Hugo. Atlético Sorocaba: Geraldo; Luciano, Evilar, Pedrinho e Natal (Dinei); João Batista, Cris, Diná (Clayton) e Éder; Ricardo Xavier (Luciano Henrique) e Vital. Técnico: Toninho Moura.

BOAS FESTAS

Recebo e agradeço cartões de boas festas do vereador Paulo Madureira, Pasqual Storniolo e Jota Júnior. E um convite do Edbaldo Rocha, para a festa anual do quarentão AREM, amanhã, na Chácara Maravilha. O Rochinha é presidente do AREM (Associação Recreativa Esportiva Mosqueteiro) há 30 anos. Obrigado, amigo.