16 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Pelé e Jesus Cristo


| Tempo de leitura: 2 min

De todas as demais afirmações, feitas pelo nosso conhecido rei do futebol, a mais acertada é esta: “De que ele é mais conhecido do que o senhor Jesus Cristo”. Nisso, Pelé tem toda razão, muito mais do que o líder dos antigos “Beatles” por afirmar que eram mais famosos.

Existem tantas razões para o acerto do sr. Edson Arantes do Nascimento, de que o mundo todo o conhece e a Jesus Cristo não. Países como os da religião islâmica, e outros como a Albânia, ateísta, e muitos povos asiáticos, africanos, as antigas possessões soviéticas e da América Central não conhecem o Jesus Cristo das igrejas cristãs.

Às vezes são sabedores da existência de algumas destas, tradicionais, mas não conhecem ao fundador, mandatário e senhor destas, da mesma maneira que conhecemos tantas empresas, mas quase nunca sabemos sobre os seus donos (proprietários).

É por demais pesaroso confessarmos nossas falhas como cristãos, pois a Igreja, como proclamadora dos feitos maravilhosos de Cristo em toda Terra (agência missionária), assim deixou terrivelmente de fazê-lo, ao se estabelecerem, e hoje muito mais ainda, se tornando esta potência em finanças, apenas realizando “cultos”. Algumas mantêm missionários, em várias partes do mundo, por meio dos 10% da rentabilidade.

Aí já está visto a inversão constante neste nosso tempo, pois para ser igreja (indo) na verdade deveria-se aplicar 90% da renda total dos “irmãos”. Por Deus, ou não, o nosso governo federal foi também muito realista ao enquadrar as igrejas todas como associações, e foi exatamente isso que se tornaram todas por esquecerem quase por completo da finalidade universal.

Existe pouca ou nenhuma consciência do que é ser igreja, pela prática da irresponsabilidade universal (para com todos os povos), e a própria oração dos “cristãos” tem sido: “Venha a nós”, que sintetiza somente a busca de coisas pessoais, que não está errado, apenas demonstra as inversões do ensino bíblico e do próprio senhor Jesus que ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”. O próprio “Pai-Nosso” nos ordena a pedir que “venha o teu reino”, ou seja, a possível implantação de Cristo e dos seus feitos na Terra; que parece ser impossível, pela quase total despreocupação dos chamados “cristãos’.

Assim, Pelé continuará certíssimo...

Carlos Roberto dos Santos - RG 43.681.098