26 de dezembro de 2025
Regional

Garça prepara Jardim Oriental

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Garça - O Lago Artificial “J. K. Williams”, um dos pontos mais visitados em Garça (70 quilômetros de Bauru), ganhará nas próximas semanas um novo atrativo especialmente construído para os 100 anos de imigração japonesa. O Jardim Oriental terá ambientação com as tradicionais lanternas, carpas em um espelho d’água e um monumento (Tori) confeccionado especialmente para a cidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da prefeitura, Francisco Junior, outras providências estão sendo tomadas para a conclusão do Jardim Oriental. “Estamos efetuando a aquisição das lanternas japonesas. Também estão sendo adquiridas as carpas coloridas, que darão vida ao espelho d’água, e as plantas ornamentais”, disse.

A implantação do Jardim Oriental vai permitir que o lago passe a contar com mais uma área de grande atrativo para os visitantes, com um ambiente propício à tranqüilidade e à meditação. Ele destaca que o projeto paisagístico do lugar está sendo desenvolvido levando-se em conta a estrutura e os significados de um tradicional jardim japonês. De acordo com Junior, nesse tipo de estrutura cada elemento tem seu lugar e um propósito específico.

Sendo assim, o lago e as carpas representam a água e a vida, com esse peixe simbolizando a fertilidade e a prosperidade. A queda d’água, por sua vez, além da oxigenação, traz a representação de continuidade da vida.

As lanternas são elementos que induzem à concentração, auxiliando a uma abertura mental. O centro do jardim conta com as pedras das cascatas, que são colocadas em posição vertical para representar a figura paterna e horizontal representando a figura materna. Delas brotam a água, com as demais pedras significando os descendentes.

Por fim, os bambus e adornos do são amarrados de uma maneira que permite que o crescimento seja direcionado para que a planta se curve para o lago, como um sinal de reverência, ao passo que os sinos de vento trazem o som da natureza e da felicidade.

Os servidores do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos Municipal (Saae) de Garça mantêm, num ritmo forte, as obras da mais nova atração. A maior parte da construção civil já está completa, necessitando apenas de alguns acabamentos. O espelho d’água também está sendo preenchido.

Nesta semana, um Tori comemorativo ao centenário da imigração japonesa será instalado no local. Esse equipamento foi confeccionado especialmente para Garça e será um dos pontos de destaque do novo Jardim. “Acreditamos que esse trabalho da prefeitura e do Saae seja bastante significativo para homenagear toda a colônia nipônica e propiciar o entrelaçamento das variadas culturas existentes em nosso município”, complementou Junior.