21 de dezembro de 2025
Bairros

Construções mistas têm madeira e alvenaria

Wagner Carvalho
| Tempo de leitura: 2 min

O sistema construtivo em madeira evoluiu com o passar do tempo, o que inclui a importação do modelo pré-moldado (muito utilizada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa), cujas regras são o encaixe perfeito, a precisão de medidas, acabamento de melhor qualidade, estrutura reforçada, facilidade de ampliação e redução de tempo e material.

Outra técnica que ganha espaço no mercado da construção civil brasileira é a fundamentada no uso de madeira para a estrutura e de alvenaria para a vedação. Esse tipo de construção, conhecida como mista, é a mais utilizada atualmente por quem não abre mão do conforto térmico e acústico narrado por muitos arquitetos.

Na construção convencional, a estrutura da residência (vigas e pilares) representa uma peso muito grande no valor final da obra, pois é necessário tempo para execução e os materiais utilizados (aço e cimento) são caros em relação à madeira.

A substituição do concreto armado pela madeira, além de representar redução no preço final da obra, cria o chamado “efeito estético” agradável. Claro que o preço da obra será reduzido de acordo com o material utilizado na obra, uma vez que a escolha do que será empregado na construção da casa pode encarecer ou baratear os custos.

Um dos benefício apontados pelo arquiteto Fernando Gallo é a execução da cobertura antes mesmo da elevação das paredes e do acabamento. Isso diminui bastante as paradas devidos às intempéries do tempo.

____________________

Patrimônio religioso

A Igreja Assembléia de Deus Madureira, fundada na cidade há 35 anos, teve parte de suas atividades realizadas durante cerca de 35 anos num templo construído em madeira na rua Presidente Kennedy, na Vila Cardia.

De acordo com o pastor Sebastião Barbosa, mesmo com atividades da igreja concentradas na sua nova casa, a Catedral Madureira, a antiga sede vem sendo utilizada somente para a realização das aulas teológicas.

De acordo com o atual pastor, com a inauguração da nova catedral no próximo mês, a comunidade já estuda a demolição do antigo templo de madeira para que no terreno seja construído um novo prédio para abrigar as atividades da igreja.