24 de dezembro de 2025
Regional

Câmeras vão monitorar mais de 20 pontos da área urbana de Jaú

Rita de Cássia Cornélio
| Tempo de leitura: 3 min

Jaú - Imagens gravadas por câmeras de segurança têm auxiliado a polícia na identificação de inúmeros autores de crimes. Para melhorar ainda mais esse meio de inibição e identificação, a prefeitura de Jaú(47 quilômetros de Bauru) vai adotá-las em cerca de 20 pontos da área urbana.

As entradas e saídas da cidade, os principais corredores de trânsito, o centro comercial e os locais de grande aglomeração de pessoas vão ter as câmeras instaladas no ano que vem, sem data prevista, comenta o subcomandante do 27o Batalhão da PM, major Airton Troijo.

Ele considera a instalação dos equipamentos como um aliado na prevenção aos crimes. “Em 99, tive a oportunidade de visitar a polícia de Shizuoka no Japão e eles já usavam as câmeras para monitorar as auto-estradas e entradas e saídas do metrô.”

Para o major, a filmagem é hoje um dos principais meios de prova. “Aqui em Jaú tivemos um assalto a uma casa lotérica e identificamos o assaltante por meio das imagens de uma câmera de segurança particular.”

O subcomandante admite que as filmagens estão sendo utilizadas, inclusive para as instruções dos soldados da PM. Para ele, a instalação das câmeras vai tornar os pontos menos vulneráveis e facilitar o trabalho da polícia.

O anúncio da instalação do equipamento foi anunciada pelo secretário de administração da prefeitura, Carlos Augusto Moretto. Segundo ele foram reservados R$ 110 mil do orçamento para a implantação do projeto de monitoramento da cidade com câmeras de vídeo.

Recursos suficientes

Os recursos são suficientes para a instalação de uma central de controle e de quatro monitores nas ruas. O sistema de monitoramento faz parte do Projeto Cidade Digital, que tem como objetivo interligar postos de saúde, escolas municipais e unidades administrativas da Prefeitura e outros órgãos públicos, via rede sem fio de alta velocidade – baseada na tecnologia WiMax, que permite o acesso de banda larga, disponibiliza o uso da Internet e o conteúdo de sistemas informatizados de gestão pública e administrativa. Além disso, criar ferramentas com o uso da tecnologia, como é o caso das câmeras de monitoramento que podem garantir a segurança da população.

A intenção é monitorar os corredores de acesso ao município, como a Avenida Ana Claudina, e em locais a serem definidos em conjunto com as Policias Militar e Civil. As câmeras têm tecnologia avançada, giram 360º e possibilitam a visualização de objetivos a uma distância aproximada de 600 metros.

“A Avenida Ana Claudina tem tráfego intenso e é utilizada por boa parte das pessoas que chegam e saem de Jaú diariamente. Com a câmera é possível verificar a passagem de um veículo que tenha sido furtado ou até mesmo de registrar possíveis irregularidades cometidas por motoristas no trânsito”, informa.

O secretário Moretto declara que a implementação deste projeto ficará a cargo da próxima administração. “Colocamos os recursos no orçamento para começar a instalar as câmeras já no próximo ano, mas eles poderão adotá-lo ou não, de acordo com o critério de prioridade estabelecido pelo futuro governo”, comenta.