24 de dezembro de 2025
Cultura

Grupo de catira abre inscrições

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Grupo Caçula de Catira do Clube da Viola abre hoje as inscrições para aprender a dançar no balanço da música sertaneja. O curso é gratuito e não há restrição de idade. As aulas, que ensinam canto e sapateado, serão ministradas todas as terças-feiras, das 20h às 22h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), situado na esquina das ruas Rio Branco e Júlio Prestes.

O curso é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o grupo Caçula, que mantém a “Escolinha de Catira”. O local escolhido para as aulas é o MIS. A proposta da SMC é revitalizar o espaço com eventos culturais que ensejam a área específica desenvolvida no local.

A catira é uma dança folclórica composta por violeiros que cantam, sapateiam e palmeiam melodias de ritmo simples com as particularidades da moda de viola, que relatam em seus versos casos de amor, sátira e costume local.

O Grupo Caçula de Catira foi criado em 1958, visado o resgate da cultura tradicional e regional. De lá para cá, a catira passou por muitas dificuldades de reconhecimento cultural mas, em 1999, o grupo foi reativado pelo Clube da Viola de Bauru, com apoio da SMC.

Com espaço e estrutura cedidos pela secretaria, a Escolinha de Catira está, desde então, promovendo a formação de novos catireiros, interagindo com crianças, adolescentes e idosos, que utilizam a dança como instrumento de arte, educação e cultura.

Coordenado por Benedicto Antonio, o Grupo Caçula de Catira é formado por veteranos da catira de Bauru e por alunos da Escolinha de Catira do Clube da Viola. Faz apresentações da dança tradicional em escolas e eventos variados, como a Grand Expo Bauru, em diversas cidades do Estado. O grupo também se apresentou na Festa do Folclore de Olympia e no Festival Revelando São Paulo, realizado todos os anos no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Mais informações pelo fone (14) 3232-4653 ou email catirabauru@hotmail.com.