É comum que a vaidade faça parte do cotidiano da garotada. Afinal, que criança não gosta de estar sempre bonita? E dentro desse universo, os cabelos são os que mais se destacam e ganham espaço. As madeixas podem ditar moda e definir comportamento e ‘turmas’.
É comum que, principalmente meninas entre 8 e 13 anos de idade, já queiram mudar a estrutura e a cor dos fios. Mas isso não é aconselhável nessa faixa etária devido aos riscos que a química usada para colorir ou para alisar podem trazer.
De acordo com o médico dermatologista Ivander Bastazini Júnior, os problemas mais comuns causados por esses produtos são as reações alérgicas, que podem ocorrer como coceira e até a descamação do couro cabeludo. Além disso, os fios podem ficar enfraquecidos, o que os torna mais quebradiços e sem brilho. “Esses problemas ainda são pouco freqüentes nas crianças, mas noto que estão aumentando”, conta.
Nos salões
Meire Oliveira é uma das irmãs-proprietárias de um salão de beleza. Ela diz que para as crianças que desejam mudar a cor dos cabelos, o mercado já tem algumas alternativas como produtos que colorem as madeixas provisoriamente, ou seja, saem em pouco tempo. “São produtos que duram um período e não agridem os cabelos como as tinturas comuns”.
A meninada quer mudar o cabelo, na maioria das vezes, de acordo com as tendências ditadas por seus ídolos, principalmente do mundo da música, futebol e programas de TV.
Esse é o caso, por exemplo, de Mariana Moraes de Almeida. Com apenas 10 anos ela já tem mechas no cabelo e fez um tratamento leve, de acordo com a mãe, para soltar os cachos dos fios. Tudo isso porque gostou dos cabelos de uma personagem da TV. A mãe da garota, Márcia Maria de Moraes Almeida, diz que o desejo da menina era alisar totalmente os cabelos e tingi-los de loiro. “Mas não deixei. Procurei minha cabeleireira de confiança há 16 anos e fizemos apenas algumas mechas e um tratamento para soltar os cachos. É um tratamento leve e quase sem química”, afirma.
Mariana diz que gostou muito do resultado do tratamento, mas confessa que o que queria mesmo era mudar a cor totalmente, assim como muitas amiguinhas da escola.
A cabeleireira Meire Oliveira conta que as mudanças mais procuradas pela moçadinha são as cores radicais como vermelho, pink e azul. Mas felizmente, grande parte dos pais não permite a ousadia.
Atenção
O dermatologista Ivander Bastazini Júnior diz que os pais devem estar atentos ao que está sendo feito e aplicado nos cabelos de seus filhos, pois quando ocorrem complicações, muitos não têm idéia do que foi utilizado. Então, preste atenção nos conselhos da mamãe e do papai. Eles sabem o que é melhor para você e quando mudanças no cabelo podem ser feitas ou não!
____________________
Eles também gostam de se ‘enfeitar’!
Quem foi que disse que se arrumar e querer estar com a beleza sempre em dia é coisa só de menina?
Os garotos estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a aparência, sim. Cortes de cabelo diferentes, imitando jogadores de futebol, além de mechas coloridas, são as principais escolhas na hora da ida ao cabeleireiro.
Deandre da Silva Martins, 12 anos, é um exemplo de menino vaidoso. Cabelo em estilo ‘moicano’ é a sua opção favorita de penteado. “Acho bonito ter o cabelo assim e muitos garotos estão usando também”.
A inspiração para o corte que chama a atenção veio de seu ídolo, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Jogar bola é uma das coisas que Deandre mais gosta de fazer quando não está no colégio, e para compor o visual, baseado em atletas do esporte que é paixão nacional, ele usa brinco, corrente e pulseira.
____________________
Vaidade não tem idade
A pequena Ana Laura Castro Elorza tem apenas 4 anos e já se sente à vontade em um salão de beleza.
Vaidosa, sempre que a mãe vai ao cabeleireiro ela a acompanha e não fica apenas observando, não. Também senta na cadeira e faz unhas, maquiagem e arruma seus cabelos como uma mocinha.
A fisioterapeuta Valeska Elorza é a mãe de Ana Laura. Ela diz que, em casa, a filha também já gosta de cuidar da beleza e quer fazer isso sozinha. “Ela gosta de lavar e pentear os cabelos sem ajuda. Além disso, não gosta de ficar sem as unhas coloridas e, quando vai a festas, a maquiagem não pode faltar. Às vezes, tenho que esconder minha maquiagem, senão ela deixa a dela de lado e acaba com a minha”, brinca a mãe.
Madeixas sempre bonitas
Meire Oliveira, cabeleireira e proprietária de salão de beleza, dá algumas dicas para você cuidar dos seus cabelos diariamente e mantê-los sempre bonitos e saudáveis. O uso de xampus e condicionadores deve ser de acordo com seu tipo de fio. Liso, ondulado, cacheado, crespos, secos ou oleosos. Existem produtos específicos para cada tipo de cabelo.
O creme de pentear também é muito importante para manter os fios no lugar, principalmente se eles são volumosos, ressecados ou cacheados. Nesse caso, uma hidratação semanal pode ser valiosa. Existem, inclusive, linhas de produtos no mercado direcionadas especificamente ao público infantil, como o xampu, condicionador e loção hidratante da Barbie.
Para ir ao colégio ou passear com os amiguinhos, que tal prender os fios? A dica de Meire são as presilhas e rabicós coloridos. No comércio, você encontra esses prendedores de cabelos com as mais variadas cores e formas. Além de bonitos e coloridos, esses acessórios têm a vantagem de embelezar seus cabelos sem agredi-los.