A bauruense Sueli Dabus apresenta, a partir de amanhã, sua brasilidade, por meio de 20 telas de grandes proporções, na Casa Cor 20009 – maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina que está sendo realizada em São Paulo até o próximo dia 14. Entre as obras, feitas exclusivamente para serem expostas no evento, estão “Flores do Brasil” e “Terra Brasilis”, premiados em bienais internacionais.
As telas, compostas por flores intensas que brotaram em técnica mista, vão compor o espaço da Galeria de Arte da Casa Hotel, uma inovação que a Casa Cor traz este ano. Este espaço integra joalherias, ambientes femininos, o restaurante Bananeira e as suítes de celebridades como Hebe Camargo, Lucília Diniz e Ivete Sangalo. Amanhã, a vernissage começa às 16h.
O convite para participar do evento foi feito em janeiro. De lá para cá, Sueli, que mescla óleo e acrílico sobre telas, trabalhou noite e dia para criar as 20 obras. Há dois anos, a artista inaugurou seu ateliê em um espaço aberto ao público e viu seu trabalho ganhar alegria e coloridos ainda maiores.
“Sempre gostei de homenagear a vida, a natureza. Mas acho que com essa interação entre amigos e novas pessoas que vêm buscar a arte e se encantam em conhecer a figura do artista, a minha alegria de viver aumentou e o meu colorido se tornou ainda mais espontâneo”, afirma.
Sua afirmação pode ser comprovada nas obras “Flores do Brasil”, que foi premiada na Bienal Internacional de Florença e no tríptico (quadro pintado sobre três tábuas, podendo os dois de fora dobrarem sobre o do meio) “Terra Brasilis” premiado na Bienal de Roma e, que volta da Itália diretamente para a Casa Cor. Com a obra, Sueli é a primeira artista brasileira a ganhar prêmio em Roma.
O jornalista Oscar D’Ambrosio, mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que integra a seção Brasil da Associação Internacional de Críticos de Arte, ressalta que o maior mérito de Sueli Dabus a capacidade de criar mistérios.
“Ela consegue avançar da figuração, originando atmosferas em que produz sensações de movimento rumo a sucessivas interrogações que fascinam o público sobre a forma de pensamento que leva a uma valorização da vida plena de fantasia e vigor”, afirma.
Uma prévia deste novo trabalho foi apresentada aos arquitetos e designers de interiores de Bauru, no dia 11, mas quem quiser conferir de perto as telas já premiadas e a nova florada de Sueli Dabus tem até dia 7 de julho para programar sua visita à Casa Cor 2009.
Serviço
Sueli Dabus na Casa Cor 2009. De 23 de junho a 7 de julho. Vernissage, dia 23 de junho, a partir das 16h