20 de dezembro de 2025
Economia & Negócios

Buffet bauruense serve GP Brasil de F1

Por Maíra Soares | Com Redação
| Tempo de leitura: 5 min

Depois de 13 anos servindo refeições para as equipes que participam do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, o Buffet Guimarães, de Bauru, terá neste ano pela primeira vez dois espaços dentro do Autódromo de Interlagos, em São Paulo: um restaurante e uma coffee shop. A equipe do buffet será responsável por servir almoços, jantares e lanches aos mecânicos, engenheiros e demais integrantes das equipes de apoio das empresas que trabalham na competição.

“O pessoal da organização nos convidou para ficar aqui dentro para facilitar, porque fica muito difícil o acesso ao autódromo nos três dias de prova. Há, inclusive, o fechamento de ruas. Com o atendimento aqui dentro, o serviço fica melhor e não há atrasos”, conta Dahyl Freitas Guimarães Júnior, dono do buffet, em entrevista concedida por telefone de São Paulo, onde ele estava coordenando os últimos detalhes para o funcionamento do restaurante.

Os dois espaços do buffet começaram a funcionar ontem e serão mantidos em Interlagos até o dia 22 de outubro. Os dias de pico de movimento serão 16, 17 e 18, quando serão realizados os treinos, a corrida de classificação e a disputa oficial do 38º GP do Brasil, respectivamente. Além disso, continuará sendo feito o serviço de entrega de refeições por todo o autódromo.

Cardápio

O restaurante, com capacidade para 120 lugares, funciona no estilo self-service com duas refeições diárias. Serão oferecidas no cardápio três opções de carnes, três de massa, duas guarnições, quatro tipos de salada, arroz e feijão. À noite, ainda haverá a opção de sopas e lanches. A coffee shop funcionará o dia todo com opções mais rápidas e leves.

“O pessoal não gosta de coisa muito sofisticada. Preferem mesmo uma comida caseira. As pessoas que vêm de fora também gostam muito da comida brasileira. Nós fizemos uma feijoada bem ao nosso estilo e eles vêm comer”, comenta Dahyl.

Ao todo serão 25 funcionários, entre chef, entregadores, nutricionistas e assistentes, trabalhando para servir as equipes. Um caminhão frigorífico ficará à disposição do buffet para fornecer carne fresca diariamente. Tudo isso para manter a qualidade e o bom nome da empresa no evento.

“Para nós é uma honra estar no GP do Brasil, porque não é qualquer um que é chamado aqui para vir trabalhar, servir e tem a atenção que hoje nós temos da direção da prova. O Buffet Guimarães é muito bem cotado aqui dentro. Profissionalmente não tem nada melhor”, afirma o proprietário.

Foi exatamente pelas boas recomendações de sua empresa que Dahyl conseguiu entrar no mundo da alta velocidade. Ele conta que recebeu o convite depois de ter servido alimentos em um outro evento do setor de automóveis. Os contratantes gostaram do serviço prestado e a empresa foi indicada para os organizadores do GP.

“Depois disso, o pessoal da Fórmula 1 me chamou para conversar e começamos a fornecer refeições. Agora já ficamos amigos do pessoal e a cada ano aumenta o fornecimento. Com este, são 14 anos no GP do Brasil”, comemora o empresário bauruense.

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Interlagos

O circuito de Interlagos foi construído em 1940 com um grande espaço externo e um interior muito apertado, conceito considerado incomum hoje em dia, aponta o site oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 (www.gpbrasil.com). Com aproximadamente 8 quilômetros de extensão, o circuito também era um dos mais longos do calendário, localizado apenas a alguns quilômetros do Centro de São Paulo.

Desde o início, o fato do circuito ter sido construído entre uma atmosfera natural resultou numa excelente visualização aos espectadores, chegando a oferecer visibilidade de mais da metade do circuito, dependendo da arquibancada.

Atualmente, Interlagos é apontado como um dos circuitos que mais exigem dos pilotos no atual calendário. Contribuem para isso sua construção em chão instável e a superfície cheia de ondulações. O circuito anti-horário, não muito comum, a alta altitude, o sempre presente calor e a umidade do Brasil acabam gerando um grande desconforto aos pilotos e tornam a prova bastante vibrante.

Essa vibração, no entanto, começou a se esboçar apenas quando Emerson Fittipaldi explodiu no automobilismo mundial, a partir da década de 70. Antes, nos primeiros 20 anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Brasil demonstrava pouco interesse pelo automobilismo.

O sucesso de Fittipaldi conduziu a inauguração do Grande Prêmio Brasil e o local escolhido foi São Paulo, sua cidade natal. Hoje, o GP Brasil de Fórmula 1 integra o calendário de eventos da Capital paulista, atraindo turistas e aficcionados do esporte de várias partes do País e do mundo.

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Corrida atrai turistas de todo o País

Por conta do glamour e das emoções próprias de um circuito automobilístico de alta velocidade, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Muitos deles adquirem seus ingressos com meses de antecedência, seja por meio de agências operadoras de turismo, seja diretamente no site do evento (www.gpbrasil.com).

Os ingressos são vendidos somente em duas opções: sábado e domingo (17 e 18), ou seja, treinos classificatórios e corrida; e para sexta, sábado e domingo (16, 17 e 18), quando acontecem os treinos livres, classificatórios e corrida. Não há ingressos apenas para o domingo da corrida.

É possível encontrar pacotes com valores a partir de R$ 1.594,00, o que inclui visão do circuito a partir do setor F (arquibancada coberta, no sábado e domingo). De lá se avista o ‘S’ do Senna, posicionado junto à área de maior aceleração do circuito, na reta oposta e com ampla visão da saída dos boxes. Possui lanchonetes (despesas por conta do cliente) e sanitários.

Mas em se tratando do GP Brasil, o céu é o limite. Para quem não tem problemas com a conta bancária, há pacotes no valor de R$ 11.850,00, para o Paddock. O setor está no centro das atenções sociais do Autódromo, sobre os boxes.

Isso possibilita acompanhar de perto o trabalho dos pilotos, das equipes e assistir a empolgantes disputas pelas melhores posições na pista. No setor, há monitores de TV dispostos estrategicamente, que transmitem informações sobre os treinos e a prova, além de área coberta, acarpetada, decorada, acesso ao Champanhe Bar e à visitação aos boxes em horário pré-determinados pela organização.

As diferenças nos preços, portanto, se refletem na localização, se cobertas ou descobertas, e se incluem alimentação. Todas as arquibancadas são numeradas e possuem sanitários. Os portões de Interlagos são abertos às 7h durante os três dias do evento.

A organização da prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1, no Brasil, é da Prefeitura de São Paulo, juntamente com a empresa Interpro. A ALK GP Brasil somente comercializa ingressos e pacotes turísticos a interessados em participar do evento.