21 de dezembro de 2025
Esportes

Tênis

Consultor: Celso Sacomandi
| Tempo de leitura: 5 min

HOMENAGEM

O torneio de duplas em homenagem ao saudoso “José Rubens Lima Figueiredo” inicialmente marcado no BTC de Campo para o dia 27 de setembro e adiado devido às chuvas teve uma nova data definida. Será nos dias 7 e 8 de novembro. Quem não estava inscrito, mas deseja jogar, novas inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de novembro, com a Rubia (2323-5142). Como o homenageado era assíduo freqüentador das quadras do BTC e também da Luso, tenistas dos dois clubes estarão participando.

ESQUECEU

O tenista sueco Robin Soderling confessou que cometeu um erro (involuntário) ao mudar de hotel sem antes avisar ao pessoal do teste antidoping que havia ficado de testá-lo no hotel informado por ele anteriormente. “Eu disse a eles que estaria no Hilton, mas mudei e ‘esqueci’ de avisar. Só me dei conta alguns dias depois, mas já era tarde, pois quando essas pessoas me procuraram no Hilton eu não estava mais lá”. Esse desencontro aconteceu esse ano e “coincidentemente” no torneio em que o sueco conseguiu o melhor resultado de sua carreira, vice-campeão em Roland Garros. Para que um tenista seja punido é preciso que desencontros desse tipo aconteçam no mínimo por três vezes, num período de 18 meses. Será que o sueco, como se diz, se fez de bobo pra passar bem?

SAMPRAS x AGASSI

Os americanos Pete Sampras e Andre Agassi reviveram no último domingo um dos maiores clássicos do tênis, só que agora em uma partida exibição disputada em Macau (China). Sampras venceu com parciais de 3/6 6/3 10/8. A rivalidade entre Sampras e Agassi em torneios oficiais começou em 1989 e foi até 2002, quando disputaram a final do US Open, com Sampras sendo campeão. No total, se enfrentaram 34 vezes, sendo que Sampras venceu por 20 vezes. Recentemente, Agassi comentou que a soberania de Federer e Nadal no tênis está com os dias contados. Como bons rivais até fora das quadras, Sampras discordou da opinião de Agassi dizendo que Federer ainda vai ganhar muitos Grand Slams e que Nadal só vai deixar de estar entre os três melhores quando quiser. Só o futuro dirá quem estava certo.

ATENDIMENTO MÉDICO

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou que vai mudar as regras para atendimento médico em quadra a partir do próximo ano. A principal mudança é que não mais será permitido (em casos de câimbras) que o jogador seja atendido antes do término do game. Além de coibir o jogo sujo, a medida seria em prol do público, fazendo com que as partidas não tivessem tantas interrupções. Essas medidas já deveriam ter sido tomadas, assim como deveriam limitar número de atendimentos, mesmo que sendo no final do game. No 2o JCNET Future disputado no mês de agosto no BTC, o bauruense Pedro Scocuglia enfrentou o também brasileiro Bruno Schick em partida válida pela primeira rodada. Toda vez que Pedro estava prestes a ganhar, Bruno solicitava a presença da fisioterapeuta alegando câimbra e esfriava o jogo. A partida reiniciava e Bruno corria como se estivesse normal. Esses fatos acabaram sendo determinantes no resultado do jogo, que terminou com vitória de Bruno.

SIMPÓSIO

Entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro acontece no Clube Paineiras do Morumby (São Paulo) o 5o Simpósio Internacional de Tênis, segundo maior evento do gênero em todo o mundo. Entre os profissionais que irão falar, está o francês Samuel Sumyk, que foi especialmente convidado para explicar seu bom trabalho junto ao tênis feminino (hoje é um dos maiores problemas do tênis brasileiro). O Simpósio terá ainda muitos outros palestrantes, mas os mais aguardados são: Larri Passos (técnico de Guga), o espanhol Emilio Sanchez (ex-capitão da equipe da Espanha na Copa Davis) e o ex-profissional Fernando Meligeni.

____________________

DICA

Um “toss” (lançamento da bola para o saque) correto é essencial para um bom saque. O erro mais comum é lançar a bola para trás ao invés de lançá-la na frente do corpo. Como saber se o seu “toss” está indo para o lugar certo? 1-Coloque uma raquete sobre a quadra, de maneira que o final do cabo toque a linha do fundo e a cabeça fique apontada para a rede. 2- Tente levantar a bola, mas não bata, deixe-a que toque no chão. Se a bola ao tocar no solo atingiu a direção da cabeça da raquete (cordas), então seu “toss” está bom, se tocou antes, é preciso lançá-la mais a frente. Treine isso fazendo o “toss” um pouco mais baixo do que faria normalmente até conseguir o posicionamento correto. Então, gradualmente aumente a altura da bola na medida em que a sua mira melhorar. Existem pelo menos dois bons motivos para se lançar a bola mais a frente (mas, não exagere). 1- Consegue-se mais velocidade no movimento de raquete (pela distância entre a raquete e bola), gerando mais potência. 2- Para alcançar a bola, seu corpo será obrigado a se mover para frente, fazendo com que a mesma, além de velocidade vá também com peso.

____________________

CURIOSIDADE

Desde semana passada, o tenista Thomaz Bellucci faz parte do seleto grupo dos dez brasileiros melhores classificados no ranking mundial desde sua criação em 1974. Confira a lista pela ordem, suas posições e o ano em que alcançaram tal posição: Gustavo Kuerten, 1a posição, ano 2000. Thomaz Koch, 24a, em 1974. Fernando Meligeni, 25a, em 1999. Luiz Mattar, 29a, 1989. Marcos Hocevar, 30a, em 1983. Niége Dias, 32a, 1988. Jaime Oncins, 34a, 1993. Carlos Kirmayr, 36a, em 1986. Flávio Saretta, 44a, em 2003. Thomaz Bellucci, 45a posição, alcançada no ranking do dia 19 de outubro de 2009. Com resultados da semana passada, Bellucci passou Saretta e desde ontem ocupa a posição de numero 43 do ranking mundial.