A união é uma característica marcante do povo libanês, que faz questão de sempre reunir a família, amigos e parentes em volta de uma mesa repleta de delícias de sua culinária para não deixar os laços fraternos afrouxarem. É com esse espírito de união e de celebração à independência de seu país - que deixou de ser dominado pela França há 66 anos - que a extensa colônia libanesa de Bauru realiza amanhã, às 20h, a tradicional festa para comemorar o Dia Nacional do Líbano.
Segundo o presidente do Clube Monte Líbano da cidade, Massad Kalim Massad, será a 20.ª edição do evento, que aproxima libaneses, descendentes e também brasileiros da rica cultura do Oriente Médio. O jantar ficará a cargo do buffet Home’s Izeta, de Pirajuí, cidade que também abriga muitas famílias de descendentes libaneses.
“O cardápio será especial, com muitos pratos da culinária libanesa, incluindo deliciosos doces típicos. Um grupo de dançarinas da professora Karina Mantovani, de Bauru, vai apresentar danças típicas, como a dança do ventre. E um grupo chamado Mil e Uma Noites, de São Paulo, também vai se apresentar com dança e música”, adianta Massad.
Como ocorre todos os anos, dois representantes da colônia libanesa na cidade serão homenageados. Desta vez as honras vão para o médico Abrahim Dabus e o empresário Jad Zogheib.
“Todos os anos, nós (da diretoria do clube) escolhemos duas pessoas que se destacam na nossa comunidade para serem homenageadas. São pessoas que prestam serviços importantes e participam do progresso de Bauru. Os libaneses fazem parte do progresso da cidade, com destaque no comércio e na indústria”, observa Massad, que chegou ao Brasil em 1960 com seus pais, se instalou em Bauru e aqui formou sua família (esposa e duas filhas).
A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas na festa de amanhã, no Bauru Tênis Clube (BTC).
• Serviço
Os interessados em participar do jantar no Salão Nobre do Bauru Tênis Clube, amanhã, às 20h, podem adquirir os ingressos antecipadamente no valor de R$ 60,00 por pessoa, nos seguintes pontos de venda: Loja Pedágio (3223-5857), Rochedo (3234-5344) e Empório Árabe (3234-3435).