14 de dezembro de 2025
Gastronomia

Cabrito e carneiro

Eliane Barbosa
| Tempo de leitura: 7 min

Lá no Nordeste come-se bode todos os dias, sem qualquer problema. Assado, em guisado, com inúmeros complementos. Bode lá, é o nosso cabrito daqui. No Rio Grande do Sul, a carne mais popular é o carneiro. Que jovem, vira o cordeiro daqui. Carnes que não fazem parte do nosso cardápio diário, mas são muito apreciadas nos almoços e jantares de final de ano.

Ao contrário do que muitos pensam, são muito saudáveis. A de cabrito tem pouca gordura contribuindo para o bom colesterol. A de carneiro, embora mais calórica, também é fonte de nutrientes importantes para o organismo.

Tanto assim que vários chefs famosos, como Sergio Arno e Walter Mancini, de São Paulo, investem em seus restaurantes em receitas com essas carnes. Sergio vai além: tem criação própria de cabrito. Cabrito e carneiro

E é ele que nos conta: “A carne de cabrito é macia, tem um sabor suave, grande quantidade de proteína, pouca gordura, é rica em cálcio e tem ômega 3 e ômega 6, que desempenham papel antiinflamatório e estão diretamente ligados à resistência imunológica, além de ser extremamente saudável”.

Por ser preparada assada ou guisada. Ela se encaixa perfeitamente em qualquer dieta alimentar. A riqueza dos temperos brasileiros completa o ritual de degustação, proporcionando um verdadeiro manjar dos deuses (No “O Cozinheiro”, na esquina da rua Azarias Leite, aqui em Bauru, há uma infinidade de assadeiras e panelas perfeitas para o preparo).

Percebendo todos esses benefícios, o chef Sergio Arno decidiu investir pesado nesse mercado. Além de fazer receitas deliciosas com esse ingrediente, criou a marca Agropecus e agora tem uma criação própria de cabritos.

____________________

Sabor e saúde

A carne de carneiro é uma grande fonte de proteínas, ferro e vitamina do complexo B. Cordeiro é o animal jovem, com até 8 meses, recém desmamado ou em período de aleitamento. Saborosa, suculenta, nutritiva e versátil, a carne de cordeiro ocupa um posto destacado entre os alimentos de consumo mais freqüente em boa parte do mundo. Trata-se de uma carne delicada, palatável, sem gordura saturada e de digestão fantástica. Sinônimo de sofisticação, a carne de cordeiro é sempre associada a ocasiões festivas, mas nos últimos tempos tem se mostrado uma excelente opção para diversificação do cardápio no dia-a-dia. A carne de cordeiro é vermelho-rosada, macia e tem nível médio de gordura, o que garante bom sabor. É excelente fonte de proteínas de alta qualidade, com gorduras consideradas saudáveis, e contém todos os aminoácidos essenciais, bastando 100gr de carne magra de cordeiro (que somam apenas 200 calorias) para satisfazer a metade das necessidades protéicas de um dia.

____________________

O leite de cabra

A revista Globo Rural de dezembro trouxe como reportagem de capa matéria sobre a expansão da criação de cabras e detalhes sobre as propriedades nutritivas da carne e do leite. O leite de cabra, segundo a publicação, tem inúmeras características positivas, incluindo menor alergeneidade - daí porque tantas crianças alérgicas ao leite de vaca se adaptam muito bem ao de cabra. Por ser composto por ácidos graxos também de dimensões reduzidas, possui melhor digeribilidade. “O leite de cabra é digerido em 40 minutos, enquanto o da vaca leva, em média, duas horas e meia”, explica Joana Casali Meirelles, técnica em laticínio. E tem mais: por ser rico em CLA (ácido linoleico conjugado), dificulta a formação de placas de gorduras nas artérias, facilita a redução das taxas de açúcar no sangue, contribui para a redução dos níveis sangüíneos de colesterol e triglicerídeos sem alterar os níveis de HDL (o bom colesterol), e é um excelente antioxidante. Nada melhor para começar o novo ano com saúd

____________________

CABRITO NA BRASA

Comece a cuidar da carne de 12 a 20 horas antes de levá-la à brasa. Faça um tempero à base de alecrim (1 maço), 4 cabeças de alho, 10 colheres de sal grosso, 15 grãos de cravo, estragão e vinho, com um cuidado especial. Tem de ser vinho bom. A carne deve marinar nos temperos até a hora de ir ao fogo.

____________________

CABRITO ASSADO

Ingredientes

1 kg e 300 g de carne de cabrito;

200g de cenoura;

250g de cebola;

250g de salsão;

800ml de vinho branco;

50g de manteiga;

250ml de óleo;

40g de extrato de tomate;

70ml de molho pelatti;

70ml molho demi-glacê;

500ml de fundo de carne;

farinha de trigo, o suficiente para fritar:

ervas finas a gosto;

sal e pimenta a gosto.

Modo de preparar: Picar a cenoura, a cebola e o salsão. Temperar o cabrito com sal e pimenta, cobrir com os legumes e, em seguida, com o vinho branco. Deixar marinar por um dia. Retirar a carne de cabrito do marinado, salpicar levemente farinha de trigo e levar para fritar em óleo e manteiga até dourarem. Os legumes devem ser separados - refogar na panela em ponto de dourado, juntar o extrato de tomate,o molho pelatti, o molho demi-glacê e o fundo de carne. Depois, acrescentar o cabrito. Levar para o forno para assar a 150ºC por uma hora e meia.

____________________

PERNA DE CABRITO AO FORNO

Ingredientes:

1 pernil traseiro de cabrito limpo

Tempero:

4 tomates sem pele e sem sementes;

2 talos de salsão;

1 talo de alho-poró;

3 copos de água;

3 colheres de sopa de molho inglês;

2 cebolas;

4 dentes de alho;

sal e pimenta a gosto;

1 folha de louro;

alecrim a gosto;

óleo a gosto;

1 copo de vinho branco seco.

Guarnição

200g de batatinhas cozidas;

300g de brócolis cozidos.

Preparo: Bata os ingredientes do tempero no liquidificador e despeje sobre a carne. Deixe-a marinando na geladeira por no mínimo 4 horas (o ideal é preparar na véspera). Passado este tempo, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente duas horas, virando-a na metade do tempo. Retire o alumínio e coloque as batatas regando-as com o tempero da carne. Deixe assar até as batatas e a carne dourarem. Disponha numa travessa, guarneça com os brócolis ao alho e óleo e bom apetite!

• Serviço: Famiglia Mancini: www.famigliamancini.com.br

____________________

TORTINHA DE CORDEIRO quitandaliteraria@yahoo.com.br

Ingredientes da massa

Para cada 100g de farinha de trigo, use 20g de manteiga

Água gelada

Preparo: Misture a farinha com a manteiga natemperatura ambiente. Adicione água se necessário para formar uma massa compacta e lisa. Deixe na geladeira por duas horas antes de usar.

Recheio:

250g de carne de cordeiro moída

3 dentes de alho

2 copos de vinho

sal e pimenta a gosto

alecrim e hortelã

Preparo: Deixe a carne de molho na mistura de vinho com o alho amassado de um dia para outro. Tempere com o sal e a pimenta e refogue. Acrescente o alecrim e o hortelã depois de tirar do fogo. Misture à carne refogada dois ovos batidos com duas colheres de creme de leite. Abra a massa com um rolo. Forre forminhas para torta untadas com manteiga. Despeje o recheio e polvilhe com noz moscada. Leve ao forno pré-aquecido a 250º.

____________________

CABRITO AO VINHO TINTO

*Receita Revista GULA

Ingredientes:

2,5kg de cabrito cortado em pedaços, com osso 4 dentes de alho

1 ½ colher (sopa) de colorau

150g de bacon defumado cortado em fatias grossas

2 cebolas em rodelas

200g de azeitonas pretas miúdas (com caroço)

1 litro de vinho tinto (seco)português

12 cravinhos-da-índia para salpicar

Óleo extravirgem de oliva

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Preparo: Na véspera, retire a pele do cabrito e lave-o bem em água corrente. Deixe escorrer. Em uma tábua, prepare o tempero, amassando os dentes de alho com o sal, a pimenta e o colorau. Quando o cabrito estiver bem seco, esfregue-o com o tempero. No fundo de uma panela (pequena para média), de referência de barro, disponha uma camada de bacon, alguns pedaços de cabrito, regue com um pouco de óleo extravirgem, coloque em cima as cebolas, as azeitonas e alguns cravos. Repita as camadas, até terminarem os ingredientes. No final, cubra a panela com o vinho tinto, de maneira que o cabrito fique mergulhado no vinho. Tampe a panela e deixe o cabrito marinar por uma noite inteira na geladeira. No dia seguinte, leve a panela ao fogo e ferva em fogo baixo, por uma hora e meia, até a carne ficar macia.