16 de dezembro de 2025
Regional

Jovem mata tia-avó enforcada e esconde o corpo em guarda-roupa em S. Manuel

Rita de Cássia Cornélio
| Tempo de leitura: 3 min

São Manuel - Um crime bárbaro abalou a família da vítima, porque é a mesma do autor do assassinato que ocorreu em São Manuel (69 quilômetros de Bauru). Um jovem de 19 matou a tia-avó de 76 anos enforcada, escondeu o corpo em um guarda-roupa e ainda salpicou sal e tempero sobre o corpo. Tudo isso para levar R$ 150,00.

O latrocínio (matar para roubar) aconteceu na madrugada de quarta-feira e só foi descoberto na noite de anteontem, por volta das 20h, na rua coronel Amando Simões, 1313, Vila Industrial. O autor do crime, Eduardo Fagner Marques, 19 anos, foi preso e confessou que estava “muito louco de pó” (cocaína) no momento do assassinato.

A vítima, Elza Donato, 76 anos, aposentada era solteira e morava sozinha. Há tempos vinha reclamando das atitudes do sobrinho-neto, que fazia visitas constantes à sua residência com a finalidade de pedir dinheiro. Essa informação levou a Polícia Civil a suspeitar do autor, que mora nas proximidades e atende pelo apelido de “Japinha.”

A investigação comandada pela delegada do Setor de Investigações Gerais (SIG), Michela Aparecida da Silva, procurou o suspeito e não o encontrou em sua casa. Ele foi localizado no conjunto habitacional Mário Covas e negou qualquer participação no latrocínio.

Porém, as provas colhidas na casa da vítima e nas imediações, uma calça de homem suja de sangue que foi abandonada pelo autor, fez com que Marques contasse a verdade. Ele confessou que é viciado em cocaína e precisava do dinheiro para saldar uma dívida com traficante no valor de R$ 150,00.

De acordo com o depoimento, Marques teria entrado na casa da aposentada por volta das 2h30 de quarta-feira, horário em que a vítima dormia. Pretendia praticar um furto do dinheiro, porém, a mulher acordou e ameaçou acionar a polícia, caso ele não fosse embora.

Momento em que ele decidiu enforcá-la. Para tanto, ele pegou uma alça de bolsa, passou no pescoço da vítima e concretizou o intento. Para se livrar do cadáver, ele arrastou o corpo até o outro quarto e o escondeu no interior de um guarda-roupa.

Não satisfeito, ele foi até a cozinha pegou sal e tempero. Jogou sobre a vítima e fugiu. Como tinha marcas de sangue na roupa, tratou de trocar. O corpo da idosa ficou no móvel até a noite de ontem, quando uma pessoa informou o fato para a polícia.

Sobre o requinte de crueldade, o autor do latrocínio alegou não saber explicar, disse apenas que estava sob efeito de cocaína e que não se lembra de nada. Ele foi preso pela equipe formada pelos policiais Alexandre e Spock.

Encaminhado para a delegacia e cumprida as exigências de praxe, Marques foi encaminhado para a Cadeia Pública de São Manuel onde aguardará decisão judicial. Ele não tinha passagens pela polícia.

De acordo com a delegada, a família está em estado de choque, tem um parente morto e outro na cadeia. A autoridade policial explicou que Marques é filho adotivo. “A família está em estado de choque e os moradores do bairro abalados com a violência aplicada na idosa.”