14 de dezembro de 2025
Regional

Cafelândia vai contar com museu

Da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Cafelândia – O Centro Espanhol de Cafelândia está recebendo fotografias e outros tipos de materiais que possam retratar um pouco da história das famílias de imigrantes que chegaram ao município no início do século passado com o objetivo de incorporá-los ao acervo de um pequeno museu. O novo espaço será instalado em um prédio na avenida Hirano, 301, que foi recentemente reformado para receber os materiais.

De acordo com a presidente da entidade, Josefa Martinez Gasparotto, a colônia espanhola foi uma das primeiras a chegar em Cafelândia para trabalhar no cultivo do café. Além de fotografias das antigas fazendas, o museu irá reunir vestimentas de imigrantes que chegaram ao município em 1919, uma Bíblia Espanhola e peças típicas da Espanha como castanholas e leques.

Um dos destaques do acervo, segundo ela, é uma bandeira da Espanha, do tempo do império, doada pelo cônsul espanhol, em 1927, a um dos fundadores do Centro, que foi nomeado representante da colônia em Cafelândia. O museu deverá abrigar ainda máquinas antigas de café e uma carroça de madeira usada para transportar o produto da roça ao terreiro.

“Elas ainda não vieram para o museu porque estou precisando fazer uma cobertura para colocar essas máquinas”, explica.

A presidente pede para que quem tem algum material que possa ser doado entrar em contato com ela pelo telefone (14) 3554-1568. Ela calcula que o museu seja aberto à visitação pública ainda no início de junho. A colônia espanhola foi muito forte no município a partir de 1909, principalmente nos bairros rurais Lagoa Seca e Botafogo. A cidade já teve sete prefeitos descendentes de espanhóis.