26 de dezembro de 2025
Regional

Iacanga adquire caminhão com gaiola para coleta seletiva de lixo

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 1 min

Iacanga - A prefeitura de Iacanga (50 quilômetros de Bauru) adquiriu um caminhão da marca Volkswagen Delivery 9.150, equipado com gaiola, que será utilizado na coleta seletiva de lixo do município. Os recursos foram liberados pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), órgão ligado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Nosso município desenvolve um trabalho intenso na questão da preservação do meio ambiente. Assinamos o convênio no último dia 29 de março e o Fecop repassou uma verba no valor de R$ 110 mil. A prefeitura entrou com contrapartida no valor de R$ 13 mil”, explica o prefeito Ismael Boiani (PSDB). A coleta seletiva de lixo na cidade ocorre às segundas e quintas-feiras.

De acordo com a diretora de Agricultura e Meio Ambiente de Iacanga, Letícia Ferreira Barbou Coti, a coleta seletiva de lixo consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e população em geral. Neste processo, materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado na fabricação de adubos orgânicos.

Na coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em papeis, plásticos, metais e vidros. Algumas indústrias reutilizam estes materiais para fabricar matéria-prima ou até mesmo outros produtos. Pilhas e baterias também são separadas, pois seu descarte no meio ambiente causa contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham destino apropriado.