Agudos - Após um período de experiência de oito meses em três escolas, a prefeitura de Agudos decidiu, até o ano que vem, estender para 15 estabelecimentos o tempo integral para os alunos da rede de ensino municipal.
Atualmente, cerca de 150 alunos permanecem dois períodos nas escolas. O aluno almoça e tem, além de aula das disciplinas básicas, outros tipos de atividades artísticas, esportivas e culturais. Há aulas de coral, atletismo, natação e flauta.
O prefeito Everton Octavini (PMDB) afirma que a Secretaria de Educação já nota melhoria no desempenho dos alunos, conforme os últimos exames de avaliações. “Acho que vale a pena. Iniciamos com três escolas, mas a meta é todas as escolas com período integral”, declara.
Não é obrigatório ao aluno permanecer os dois períodos na escola. A Secretaria de Educação adota como opcional, mas 150 estudantes já preferem a permanência nos dois períodos. Para quem está matriculado no período da manhã, a aula vai das 7h ao meio-dia. No período da tarde, tem aula de karatê, artesanato, natação e até passeios.
Atualmente, as escolas municipais de ensino fundamental Coronel Leite, Luiz Odassi Neto e Sergio Mainini testam o sistema de tempo integral.
Octaviani informou que as demais escolas estão sendo reformadas e ampliadas desde agosto para que a partir de fevereiro seja implantado o regime de ensino integral.
“As atividades complementam o aprendizado e são uma maneira saudável e segura para as crianças ocuparem o tempo ocioso, quando não estão em sala de aula”, finaliza o prefeito de Agudos.