São Paulo - Para as pessoas com dores na coluna, independentemente da causa, O RPG (Reeducação Postural Global) pode resolver o problema. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, 92% dos pacientes que procuraram o tratamento no primeiro semestre deste ano apresentaram melhoras.
A técnica visa realinhar a postura e pode ser utilizada por pacientes que possuam problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos e respiratórios.
O realinhamento da coluna pode ser feito com até nove posturas diferentes, nas quais os pacientes ficam por cerca de 20 minutos. Cada sessão dura, em média, uma hora e raramente as pessoas fazem todas as posturas existentes.
De acordo com Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG, o tratamento lida com todo o corpo do paciente.
“Cada ser humano reage de maneira diferente e as causas dos problemas podem estar distantes dos sintomas. Não tratamos partes isoladas, mas o corpo como um todo”.
Crianças podem usar
Crianças que possuam problemas nas costas, normalmente por se sentarem de maneira errada ou por carregarem mochilas pesadas, também podem fazer o tratamento de RPG (Reeducação Postural Global).
O presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros, diz que as crianças podem ter contato com a técnica após os 7 anos.
A fisioterapeuta Lucimara Francisconi Oliveira, do Hospital Albert Einstein, afirma que crianças agitadas possuem dificuldades de se adequarem ao RPG. “Precisa da colaboração delas. A gente pede muitas coisas, e manter a postura não é fácil. O alongamento pode incomodar’’, conta.
Se a criança sentir muita dor, assim como os adultos, são feitos intervalos nas posturas. “Se (o paciente) não resiste à posição, tem que adaptar”, diz Barros.
8.000 brasileiros
Criador do RPG (Reeducação Postural Global), o fisioterapeuta francês Phillippe Souchard registrou a técnica em 1980. Três anos depois, veio ao Brasil. Quase três décadas depois, ele ainda vem ao país ao menos três vezes para ensinar o tratamento.
O Brasil conta com cerca de 8.000 fisioterapeutas especializados em RPG. Existem cursos - que duram cinco semanas - em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.