O prefeito Rodrigo Agostinho e a secretária municipal da Educação, Vera Caserio, entregaram ontem as obras de reconstrução da Emei José Gori, no Parque Jaraguá. Foi a 19ª escola entregue pela atual administração reformada e ampliada.
As autoridades presentes falaram sobre a importância do investimento na educação, incluindo o quadro de profissionais, estruturas das escolas, materiais, uniformes, merenda, de forma a garantir uma rede educacional de qualidade e, por consequência, qualidade de ensino à população. Ao final, agradeceram a colaboração dos pais, que pacientemente aguardaram todo o processo de reconstrução. O prefeito lembrou que a unidade foi uma das obras do município que enfrentou problemas com construtora.
Após as obras, a Emei, que possuía uma área construída de 444,53 m2, passou a contar com um total de área construída de 812,75 m2, num terreno de 3.251,22 m2 ,
O custo total da obra foi de R$ 606.853,32 sob a responsabilidade da Construtora Chamas Construções Civis Ltda., de Ribeirão Claro-PR, baseada no projeto arquitetônico da Secretaria Municipal de Planejamento.
A escola recebeu obras de ampliação do pátio e circulações coberta (com toldos e laje impermeabilizada) e descoberta, construção de pátio descoberto, construção de sala de multimeios, melhorias nas duas salas de atividades, construção de sala para mini-maternal, fraldário e lactário, ampliação de sala para professores, novo depósito de material didático, refeitório fechado, nova cozinha para merenda, reforma da área de serviço, construção de nova despensa de alimentos, copa de funcionários, reforma e ampliação dos sanitários para alunos (masculino e feminino), sala para tratamento dentário, secretaria e nova diretoria.
Foram instaladas rampas e construídos sanitários acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, respeitando as leis de acessibilidade. O playground conta com armário para brinquedos pedagógicos e guarda de materiais de manutenção, entre outros. O prédio recebeu nova pintura e passeio público.
A unidade escolar atenderá a partir da reforma e ampliação em período parcial e integral, alunos de 1 ano e 8 meses a 5 anos e 11 meses, passando a atender 215 alunos, o que representa um acréscimo de 72 vagas, sendo 35 para período integral.
A Emei José Gori foi inaugurada em 1 de setembro de 1986 e seu patrono nasceu na cidade de Botucatu em 21 de março de 1928. Casado com Elza Regina Stersi dos Santos, teve três filhas: Maria Ângela, Adriana Maria e Maria Aparecida.
Formou-se para o magistério iniciando sua atividade como professor de história geral e do Brasil no Instituto de Educação "Dr. Carlos Sampaio Filho", em Penápolis em 1953. Em 1963, atuou em Piratininga e no mesmo ano assumiu uma cadeira no Instituto Ernesto Monte, de Bauru, onde se aposentou.
A Emei está localizada Rua Carlos Pereira Bicudo, 4-130, Parque Jaraguá.