Florianópolis - Moradores da cidade de Urupema (198 km de Florianópolis), na serra catarinense, enfrentaram na madrugada de ontem temperatura de -7,9 ºC, de acordo com o Epagri-Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina).
São Joaquim, também na serra catarinense, registrou -5,7 ºC. Segundo o Epagri-Ciram, outras oito cidades do Estado também tiveram temperaturas abaixo de zero: Caçador (-3,4 ºC), Campos Novos (-2,3 ºC), Campo Belo do Sul (-2,1 ºC), Curitibanos (-1,6 ºC), Major Vieira (-1,5 ºC), Abdon Batista (-1,4 ºC), Celso Ramos (-1,1 ºC) e Urubici (- 0,9 ºC).
Na maioria desses municípios houve geadas. Na capital Florianópolis, os termômetros marcaram 6,1 ºC.
O Epagri-Ciram explica que as baixas temperaturas no sul do Brasil são ocasionadas por uma "forte massa de ar frio e seco, de origem polar, que está sobre a região". Essa massa de ar inibe a formação de nuvens, deixando o tempo estável.
No Rio Grande do Sul, a madrugada de hoje também foi gelada. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou temperaturas negativas em seis cidades. Em Vacaria (230 km de Porto Alegre), a temperatura chegou a -2,8 ºC, a menor do Estado. Já na capital gaúcha, Porto Alegre, a mínima registrada neste domingo foi de 5,2 ºC.
Para hoje, o Inmet informa a possibilidade de pancadas de chuva nos Estados do Sul do País. Ainda segundo o órgão, o sul de Santa Catarina e regiões como o litoral e a serra gaúcha poderão ter geadas.