27 de dezembro de 2025
Regional

Jaú promove sexta outro passeio noturno ao Cemitério Municipal


| Tempo de leitura: 2 min

Jaú - A Secretaria de Cultura e Turismo promove nesta sexta-feira mais um passeio noturno ao Cemitério Municipal "Ana Rosa de Paula" de Jaú (47 quilômetros de Bauru). Sob a supervisão do pesquisador da História de Jaú Júlio Polli, a visita é aberta a toda população.

Os passeios têm acontecido desde junho de 2010, na oficina de arte cemiterial ministrada por Júlio. As visitas abordam a história de alguns mitos populares como Criolando, o túmulo da caveirinha, a noiva e a santinha popular jauense Viviane Curi. Além dos mitos e da história de Jaú, algumas biografias de nomes renomados como Major Prado, Elza Munerato e Tereza Assis Bueno são comentadas ao longo do percurso. Há também o roteiro de conteúdo artístico, onde se conhece belas esculturas e estátuas, como a de Edgar Ferraz e João Ribeiro de Barros.

A Arte Cemiterial em Jaú só foi possível pela riqueza do café. A cidade foi a maior embarcadora de café de São Paulo quando o Estado era o maior produtor mundial da rubiácea. Impregnado do pensamento positivista de valorização dos feitos heróicos e patrióticos, os monumentos foram construídos para admiração. Sua leitura permite interpretar a vida e a morte destas pessoas.

Segundo Júlio Poli, este cemitério foi o terceiro construído na cidade em outubro de 1894 dentro da concepção higienista. A arquitetura é eclética de predominância neo-gótica, mas encontramos elementos em Art Decot e Art Noveau.

Cheio de curiosidades, rica em fatos e personagens, o estudo do cemitério jauense é uma ótima aula de História e Arte. Atualmente, somente quatro cidades paulistas fazem passeios turísticos em cemitérios: o da Consolação na capital paulista, o de Guarulhos, o de Piracicaba e o de Jaú. Passeios noturnos só ocorrem aqui no Brasil. Na América Latina, depois de Jaú, somente Chile e Colômbia fazem passeios noturnos.

A saída para o evento será às 20h, em frente ao Velório Municipal. É aconselhável aos participantes do passeio levar lanterna e usar sapatos fechados.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo através do telefone 3602-4777.