22 de dezembro de 2025
Geral

Avião da Trip faz pouso de emergência no Aeroclube de Bauru

Por Tânia Morbi com Neto del Hoyo
Atualizado às 00h39<
|
b>
| Tempo de leitura: 3 min

Éder Azevedo

O vidro da frente do ATR-42 estilhaçou em pleno voo; detalhe mostra o estado em que ficou o vidro da aeronave

 

Uma semana antes de iniciar suas operações em Bauru, um avião da empresa Trip Linhas Aéreas fez uma aterrissagem de emergência no aeroclube ontem, por volta das 11h, após um dos vidros da frente da cabine do piloto ficar totalmente trincado.

Nenhum dos 35 passageiros a bordo da aeronave da rota Marília-Guarulhos ficou ferido, mas relataram momentos de tensão quando souberam que o avião faria um pouso em Bauru.  Os passageiros confirmaram ao JC o nervosismo das comissárias, quando o comandante da aeronave informou que teria que fazer o pouso de emergência. 

O avião decolou do aeroporto de Marília por volta das 10h30 (cerca de 30 minutos após o previsto) e já tinha passado por Bauru há cerca de 15 minutos, quando o piloto decidiu não continuar a viagem, após notar um dos vidros da frente da cabine totalmente trincado.

A hipótese é de ter ocorrido um choque com uma ave - comum nesse tipo de acidente -, mas foi descartada essa possibilidade pelo próprio piloto. Ele preferiu não gravar entrevista, mas admitiu os fatos a passageiros e funcionários do próprio aeroclube. “Ele disse que não bateu em ave nenhuma. Normalmente esse tipo de acidente ocorre após choques com aves. Mas como não há sangue e nem vestígio no vidro, fica mais difícil dizer que foi alguma ave”, comenta Paulo Francisco da Silva, mecânico do aeroclube.

De acordo com passageiros, piloto e copiloto usaram as máscaras de oxigênio quando notaram o vidro rachado como precaução se ocorresse a despressurizarão da cabine. O vidro, porém, não chegou a quebrar e a cabine permaneceu protegida.

As comissárias de bordo tiveram dificuldade de comunicação com a cabine e, ainda de acordo com os passageiros, o piloto relatou que havia perdido o contato de rádio com a empresa.

“Isso é bem estranho. Já aconteceu um caso parecido aqui no aeroclube com um Turbo Commander que teve o vidro rachado e fez um pouso de emergência. Isso aconteceu porque a aeronave já tinha um trinco e, durante o voo, acabou terminando de ‘rachar’ (o vidro da cabine). Não posso afirmar nada, mas dentro das possibilidades, esta é uma: a de o vidro já ter um trinco”, afirmou Silva.

Ainda segundo o mecânico do aeroclube, apesar do susto, esse tipo de problema de rachadura no vidro não causa danos graves a passageiros e tripulantes. “Um acidente como esse não causa a queda de um avião, mas o piloto fez o procedimento correto. É melhor prevenir e pousar o quanto antes”.

Por volta das 12h a empresa apresentou a opção de fretar um ônibus para transportar os passageiros até o destino. Apesar de alguns discordarem da decisão, porque perderiam voos marcados, os passageiros acabaram cedendo e todos saíram de Bauru de ônibus.

 


Não sabe a causa


Em nota emitida pela assessoria de imprensa, a Trip informou que não sabe o que causou a rachadura no vidro do lado esquerdo da cabine do avião. “A aeronave passará por avaliação da causa do dano e, em seguida, por uma manutenção técnica para substituição da janela danificada”, ressalta a empresa.

A Trip deve iniciar os trabalhos no Aeroporto Moussa Tobias no próximo dia 19 (segunda-feira) em três horários diários de voos entre Bauru e São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos), de segunda a sábado.

A empresa Azul Linhas Aéreas também fez solicitação para operar em Bauru, a partir do mês de novembro. Atualmente, somente a empresa aérea Gol oferece voos no Moussa Tobias.

Veja esta notícia na íntegra na edição destae terça-feira (13) do JC.