Pederneiras - O mecânico Nélson Eleutério, 52 anos, morreu esmagado por uma máquina carregadeira de cana-de-açúcar na tarde desta terça-feira (1), por volta das 14h30, em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) no momento em que fazia a manutenção do equipamento na rua Francisco Sanches Alcazar, 1199, no Parque Residencial Colina. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Bauru e deve ser enterrado hoje em Pederneiras.
Segundo policiais, a máquina estava erguida com um calço e o mecânico na parte debaixo do equipamento que teria se movimentado e caído em cima do mecânico. Ele morreu no pátio da empresa onde faz manutenção dos tratores e não deu tempo para ser levado para o pronto-socorro.
O gerente administrativo da empresa, Agnaldo Rosisca, explicou no início da noite de ontem que houve um problema no calço, que estava segurando o trator, que “escorregou” e caiu em cima do funcionário.
Rosisca afirma que em mais de 12 anos é o primeiro acidente de trabalho com morte na empresa. “Foi acidente de trabalho, a empresa segue todas as normas de segurança e boas partes de conduta e responsabilidade. Essas coisas acontecem. Lamentamos a morte de nosso colaborador”, declarou.
A Polícia Científica esteve no local para fazer a perícia técnica no equipamento e também foi solicitado exame necroscópico, cujo laudo deve ficar pronto em 30 dias para subsidiar as investigações.
O delegado Adriano Cres visitou o local do acidente e informou que já instaurou inquérito policial para apurar as causas do acidente e as responsabilidades. “O caso foi registrado como acidente de trabalho com vítima fatal. Esta semana começamos a ouvir funcionários, dono da empresa e policiais que atenderam a ocorrência para saber as reais causas da morte (do mecânico)”.
Rosisca informou que a família do mecânico recebeu toda a assistência da empresa e ela terá direito a um seguro de vida. “Lamentamos a morte deste funcionário de longa data. A empresa lamenta muito a perda”, declara. A Agrodoce é fornecedora de cana-de-açúcar às usinas da região.