24 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Baderna na USP


| Tempo de leitura: 1 min


Alguns estudantes da Universidade de São Paulo (USP estão indo na contramão da história do combativo movimento estudantil da década de 60 e 70 pela democracia e no processo de cassação do Collor de Melo na década de 90.

Deveriam se manifestar contra a corrupção, contra o atual estado de atendimento de saúde pelo SUS na nação, contra a elitização dos melhores cursos das universidades públicas, contra o bullying etc... Ao invés disso, radicalizam um movimento pelo fato de a polícia ter repreendido três estudantes que estavam fumando maconha dentro do câmpus. Péssimo exemplo!

É necessário citar que foi feito um plebiscito interno na Faculdade de Filosofia da USP e a maioria dos estudantes condenou as manifestações e defenderam a permanência da Polícia Militar dentro da universidade, que já teve dentro do seu espaço físico um aluno assassinado por motivo torpe e fútil.

Pode até não se aprovar a postura de alguns policiais, no entanto, não se pode generalizar e nem ter preconceito contra a corporação da Polícia Militar. Mesmo porque todo mundo, sendo estudante ou não, na hora que percebe que pode se transformar na vítima de um possível crime faz duas coisas: fala ai meu Deus (até o ateu) e liga para o 190.

PS - Com esta ineficiência administrativa no DAE e constante falta de água que esta ocorrendo nos bairros, logo teremos que criar em Bauru o MSB, ou seja, o Movimento dos Sem Banho!

Pedro Valentim