27 de dezembro de 2025
Cultura

Caixa reúne 16 álbuns de Ney Matogrosso


| Tempo de leitura: 2 min

"As Aparências Enganam", último disco de Ney Matogrosso lançado em vinil, em 1993, havia tempos estava fora de catálogo e agora volta remasterizado, com som bem superior ao da primeira versão em CD, na caixa "Metamorfoses" (Universal), com coordenação e textos de Rodrigo Faour.

Incluindo libreto recheado de entrevistas com o cantor e um CD duplo de raridades, o box tem 16 CDs e custa em média R$ 300. Um dos melhores do período que cobre a caixa (de 1993 a 2009), "As Aparências Enganam" é também um título que ironicamente se aplica a alguns problemas que projetos de relançamentos de álbuns fora de catálogo vêm apresentando, seja por falha na revisão das gravadoras ou por exigência pessoal de envolvidos na parte artística.

Capas originais são substituídas por questões de direitos sobre imagens (Gal Canta Caymmi, Bethânia & Edu, Contrastes, de Jards Macalé), há música com trecho cortado ("Lamento", do álbum Tim Maia, 1972), outra suprimida por capricho do autor ("Quero Que Vá Tudo Pro Inferno", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, no tributo de Nara Leão), CDs com chiados provenientes das cópias de discos de vinil mal cuidados, como observou o atento DJ Zé Pedro, no caso de álbuns de Elza Soares e outros.

O referido CD de Ney saiu com capa e contracapa extraídas do LP, com duas faixas (El Manisero e Las Muchachas de Copacabana) em ordem trocada e faltando uma, "Cheiro de Saudade", de Alceu Valença. A gravação está lá no CD, mas não consta da contracapa e não tem letra no encarte.

Como no citado caso de Tim Maia e da coletânea Maria Bethânia Anos 70 (que saiu com gravações ao vivo de "Esotérico", "O Seu Amor" e "São João, Xangô Menino" no lugar das anunciadas de estúdio), a Universal vai corrigir o erro e recompensar o consumidor.

No restante da caixa está tudo certo. Nessa fase, Ney gravou dois expressivos álbuns com predominância de canções inéditas e pérolas ocultas ("Olhos de Farol" e "Inclassificáveis"), alternando-os com projetos especiais de regravações ("As Aparências Enganam", com o grupo Aquarela Carioca, "Vagabundo", com Pedro Luís e A Parede, e "Beijo Bandido").