Laurinha foi resgatada debaixo do carro que a atropelou ainda filhote. Ela perdeu a perninha e, como toda trípode, esbanja energia na casa nova. Já Suri foi resgatada logo após nascer, à beira da estrada, onde sua mãe vagava abandonada. Mas hoje vive numa casa confortável. Bacon, um cão idoso, sofreu um grave problema na perna quando jovem e passou a ter dificuldades para andar. Sua nova mãe forrou a casa toda com tapetes antiderrapantes para que ele pudesse se locomover melhor.
Estas e outras nove histórias com finais felizes estão na terceira edição do "Calendário Celebridade Vira-Lata", cujas fotos, pela primeira vez, estarão expostas ao público em uma mostra que está sendo realizada, gratuitamente, no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo.
Os painéis, produzidos voluntariamente pelo fotógrafo argentino Lionel Falcon, que já havia fotografado alguns cães nas edições anteriores do projeto, mostram as carinhas de doze cães srd (sem raça definida), recolhidos ao longo de 2010 e 2011, em São Paulo.
"Fizemos a seleção usando como critério a diversidade, por tamanho e cores do pelo, por exemplo. Mas são muitos os casos felizes que chegam até nós. No blog do projeto, publicamos vários", explica a publicitária Luli Sarraf, curadora da exposição e criadora do projeto.
Luli conta que criou o calendário há três anos para dar voz à causa da proteção e resgate dos animais. "A exposição é muito importante para isso. Além de fotos dos animais, também selecionamos fotografias de mutirões realizados ao longo do ano passado aqui na cidade", esclarece.
Cadastrar para proteger
Segundo Luli, toda a renda obtida com a venda dos calendários, que podem ser adquiridos online ou em algumas livrarias, é 100% revertida para a castração de cães e gatos da cidade e para apoiar a causa.
"A castração é a melhor solução para o abandono de animais nas ruas. E faz um bem físico e emocional enorme ao cão. Faz muita diferença", explica Luli, lembrando que, no ano passado, a renda arrecadada patrocinou a castração em um mutirão na ONG Casa do Zezinho.
Além disso, segundo Luli, somados os anos de 2010 e 2011, o Projeto Celebridade Vira-Lata patrocinou aproximadamente mil castrações em sete mutirões. "Se colocados em projeção de natalidade, chega a um número de mais de milhões de animais a menos nas ruas", calcula.
Para conhecer outras histórias de cães abandonados, mas que hoje vivem em meio ao carinho e conforto dos donos, acesse o blog www.celebridadeviralata.blogspot.com. Já para adquirir um calendário 2012, acesse www.celebridadeviralata.com.br e confira a lista de pontos de venda credenciados indicados.
Serviço
A mostra "Calendário Celebridade Vira-Lata" segue até o dia 21 de janeiro, das 10h às 22h, no Conjunto Nacional, que fica na avenida Paulista, 2.073, térreo.