Em 07/jan/1948, às 13h45, três caças Mustang F-51 estão voando próximo do Fort Knox (Kentucky, EUA), em uma missão de vigilância aérea, porque Fort Knox é onde estão guardadas as reservas em barras de ouro do Tesouro Americano. O radar da base aérea de Fort Knox registra na tela um ufo voando a 750 km/h. Os 3 caças são pilotados pelo capitão Thomas F. Mantell Jr. (um herói condecorado da II Segunda Guerra Mundial), os tenentes Clemmons e Hammond. Os 3 pilotos recebem ordens de interceptar o ufo, por razões de segurança nacional. Eles localizam o ufo às 14h45. Mas dois aviões têm que voltar: combustível está acabando. Mantell comunica à base que o ufo, objeto metálico com 70 m de diâmetro, está a 500 metros acima dele.
Diz que vai tentar alcançá-lo. Às 16h os destroços do avião e o corpo mutilado de Mantell são achados, espalhados no chão por 1.500 m. O relógio de pulso de Mantell marca 15h18. A Força Aérea comunica oficialmente que Mantell teve um surto histérico perseguindo Vênus ou um balão meteorológico e teria desmaiado, por falta de oxigênico.
Os ufólogos discordam: 1)ele era piloto experiente com milhares de horas de voo na II Guerra Mundial e jamais confundiria Vênus com um ufo; 2) seria impossível uma visão nítida de Vênus numa tarde ensolarada; 3)a base informou que o ufo estava a 750 km/h. Um balão nesta velocidade? 4) se o avião tivesse caído, por que o capitão desmaiara, os destroços estariam próximos uns dos outros e não espalhados por 1.500 m no chão; e) os dois tenentes também viram o ufo. 5) gravações na base de Fort Knox, segundo pesquisas de ufólogos americanos, registraram as últimas palavras de Mantell: ". . . Há janelas e posso ver seres dentro dele. . . "
Gilberto Sidney Vieira