Em apoio ao leitor sr. Ivan Garcia Goffi, que postou palavras nesta tribuna em 15/05/2012, eu também estou indignado com a Polícia Militar do Trânsito de Bauru. Eu já conversei com algumas pessoas da PM e dizem que o comando da PM não quer saber do policiamento de trânsito de Bauru. Pois bem, há alguns anos atrás tínhamos policiamento relativo em nosso centro da cidade. Já não temos mais. Deste modo, só temos os "marrõeszinhos", que aplicam multas aos carros estacionados sem o cartão da zona azul, quase que exclusivamente. Com a falta deste policiamento de trânsito as ruas de Bauru tornam-se terra de ninguém! Se você cruzar um semáforo no vermelho, estacionar em local proibido, as motos andar sem farol aceso, deixar de dar passagem ao pedestre na faixa, falar ao celular, não dar seta nas conversões, andar com o farol de xenon não original e desregulado, e etc e etc, não acontecerá nada a ninguém! Não existe punição! E tudo isto é passível de multa.
Em setembro de 2011 tirei várias fotos de irregularidades tanto nas ruas de Bauru com responsabilidades da Polícia Militar e da Emdurb/Prefeitura, e encaminhei um CD com vários assuntos e fotos que devem ser resolvidos. Não tive resposta alguma. Tanto a Emdurb (e Prefeitura) como a Polícia Militar de Trânsito são coniventes com esse caos que Bauru vive. É necessário ter policiamento de trânsito em diversos lugares da cidade, e não só no centro. Ela tem de ficar rondando e cada irregularidade, gerar uma vistoria e explicação do fato para não se repetir mais ou multar. Brasileiro só faz algo correto se mexer no bolso dele. Aos motoqueiros, se para passar na prova não pode pisar na faixa, nas ruas é o que mais fazem.
E sobre a Emdurb, um exemplo é na av. Araújo Leite, antes da chegada da av. Rodrigues Alves, a ausência de faixa de pintura desde a rua Quinze de Novembro faz com que os carros fiquem desordenados, atrapalhando em muito o trânsito. Existem valetas em ruas e avenidas que atrapalham a fluidez do trânsito. Na rua Cussy Junior, nas quadras finais, existem afundamentos no asfalto, de longa data, e que não são resolvidos. Na avenida Castelo Branco, nas primeiras quadras e sentido bairro-centro, é necessário pintar duas faixas de descida de veículos, dando fluidez ao trânsito em horas de rush. Enfim, parecem que a Prefeitura e a Emdurb são omissas em nossos pedidos. A população sempre sugere melhorias, mas os órgãos públicos pouco se mexem para resolvê-las. E a questão do policiamento de trânsito, é necessário que as autoridades revejam a volta do efetivo para dar ordem na cidade. E se for necessário, que multem os perturbadores do trânsito. Isto será convertido em verba para a cidade!"
Mauricio T. Nomura - técnico em Telecomunicações