Relativo ao noticiado na mídia sobre um canalha preso que se intitulava Pai de Santo, entre tantos outros que ainda estão por aí, deixo algumas considerações na esperança que o Povo de Santo erga a voz, o semblante e com fé e coragem deixe claro o que é e o que não é verdadeiro em nossa vivência e convicções. Umbanda, de fato e de direito, não comercializa atendimento fraterno e caritativo, não faz amarração, não faz trabalhos espirituais de vingança, não traz pessoa amada, nem desfaz relacionamentos. Umbanda busca a verdade, a união, a harmonia e a manutenção das famílias. Umbanda não ostenta títulos, medalhas ou comendas, não faz ameaças ou coação, não chantageia ou constrange, não humilha ou impõe medo para se fazer respeitar.
Umbanda promove a espiritualidade sadia, a auto-estima, a dignidade, o respeito e a evolução moral. Um templo de Umbanda, de fato e de direito, não possui tabela de preços para atendimentos, seja com o dirigente, seja com as entidades. Umbanda é templo de Luz, não balcão de negócios. Umbanda não pratica sacrifício de animais como barganha com espíritos para obtenção de resultados, conforme o desejo de quem pede.
Nem a Umbanda se presta a esse serviço e nem o Candomblé, de fato e de direito. Prestam-se a ele os marmotas e os exploradores da fé alheia, apenas. Umbanda é em seu sentido mais simples um copo dágua, uma vela acesa e corações plenos de fé iluminada. Umbanda respeita a opção religiosa de cada pessoa e por isso não pratica conversão ou exploração da fragilidade humana. Umbanda, de fato e de direito, não ostenta luxo, nem exige recursos materiais exorbitantes para suas práticas. Se você encontrar um anúncio ou lugar propondo soluções miraculosas e fantásticas que atendam exatamente seus desejos mesquinhos e tacanhos, arque com os resultados, mas não venha depois dizer que foi vítima de um templo umbandista.
A cegueira produzida pela satisfação dos próprios desejos, em desrespeito às Leis da Caridade e do Livre Arbítrio, é o que fará sintonizar com outros tão cegos e infelizes. Umbanda, de fato e de direito, não acoberta, não é conivente e não tolera vigaristas, pilantras, manipuladores e mentirosos que usam do seu nome para praticar crimes. Como diz o velho ditado: Enquanto houver otário e corações entorpecidos de egoísmo no mundo, malandros e falsos pais e mães de santo de postes e anúncios não passam fome.
Edenilson Francisco - Umbandista pertencente à Tenda Espírita de Umbanda Caboclo Rompe Mato, Bauru)