Garça - Enquanto o Brasil sediou conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Tropical Flora prepara evento sobre como fazer uma floresta comercial produtiva, unindo madeira nobre e culturas agrícolas. Trata-se do 4º Workshop sobre Reflorestamento Comercial com madeira nobre será hoje e amanhã, em Garça (70 quilômetros de Bauru).
O evento vai abordar as espécies nativas e exóticas, como guanandi e mogno africano. As palestras serão proferidas no sábado, dia 23, por engenheiros florestais e agrônomos da Tropical Flora. Entre os temas, os destaques são “Perspectivas de desenvolvimento de empreendimentos florestais com madeira nobre”; “Panorama atual do reflorestamento com madeira nobre”; “Planejamento e implantação de projetos florestais”; “Seleção de espécies de madeira nobre”; “Técnicas de manejo florestal focadas na madeira nobre”; “Viabilidade econômica de projetos florestais com madeira nobre” e “Mercado florestal de madeiras nobres e perspectivas de produtos e subprodutos florestais”.
No domingo, os participantes vão conhecer as florestas comerciais produtivas de espécies como guanandi, mogno africano, teca, jequitibá rosa, cedro australiano, entre outras espécies, em cinco fazendas numa área de 1,5 mil hectares, além dos plantios consorciados de madeira nobre com culturas agrícolas.
Atualmente, a empresa desenvolve projetos próprios de madeiras nobres em cinco fazendas no Estado de São Paulo e assessora a centenas de projetos em todo Brasil, levando sua experiência para o produtor rural. Foi com esse foco que a empresa resolveu reiniciar os workshops sobre reflorestamento comercial de madeiras nobres, os quais visam a trazer informação ao produtor rural e mostrar a prática no campo, visitando áreas já reflorestadas com espécies potenciais de madeiras nobres.