A estudante do curso de gastronomia da Universidade Sagrado Coração (USC) Larissa Caroline Dos Santos, 19 anos, participou ontem da semifinal do concurso nacional de gastronomia Brazilian Food Experience (BFE), na cozinha gourmet do Mercadão de São Paulo.
Larissa foi a única concorrente do Estado - e a mais nova entre os oito candidatos dessa fase - e ficou em 4º lugar. Se conseguisse primeira ou segunda colocação, teria direito a uma viagem a Miami (EUA). “Valeu participar. Os concorrentes eram realmente mais experientes”, disse.
O prato que Larissa inventou foi inspirado numa receita tradicional e típica dessa época do ano: a maçã do amor. “Eu queria me aproximar da data com uma receita que simbolizasse o romantismo, e a maçã do amor é um símbolo de tudo disso”. Larissa elaborou o prato com criatividade e simplicidade, dando nome de “Maçã do Amor Desconstruída”. Ela foi orientada a se inscrever pela professora Denise Amantini, que também a ajudou nas ideias dos sabores.
História
A maçã do amor foi criada pela família Farré e teve seu registro e patente em 1958. Em 1960 foi colocada a primeira barraca de maçã do amor na marquise do Parque Ibirapuera - onde na época, costumava-se brincar o Carnaval.