21 de dezembro de 2025
Cultura

Mercenários 2 - A volta da ?tropa de elite?!


| Tempo de leitura: 5 min

O filme “Os Mercenários 2” estreia hoje em Bauru com um elenco de peso (confira a programação completa, com a estreia também de “360” e as pré-estreias de “O Legado Bourne” e “Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros”, na página 27). O time, formado por Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li e Dolph Lundgren -estrelas da produção original - ganha o reforço de Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris e Jean Claude Van Damme, que faz o papel do vilão.

Regado a tiros, sangue e muitos efeitos especiais, o filme mostra o grupo de mercenários, formado por Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture), Hale Caesar (Terry Crews), Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan), em uma nova missão.

Quem passa o serviço a eles é o misterioso Sr. Church (Bruce Willis), que pagará um bom dinheiro caso eles consigam recuperar um cofre que estava dentro de um avião, caído em mata fechada. Mas a missão dá errado, e o responsável é Vilain (Jean Claude Van Damme) e seu grupo, dispostos a tudo para conseguir dinheiro e poder.

A caçada se torna pessoal e complicada. Ross recebe, então, a ajuda inesperada dos velhos amigos Trinco (Arnold Schwarzenegger) e Booker (Chuck Norris).

Além das centenas de mortes, como ocorre em “Os Mercenários” (2010), o filme abusa do humor e faz várias piadas com a idade avançada de seus heróis, a maioria com mais de 50 anos, que passou pelo auge da carreira e da forma física nos anos 1980 e 1990 (veja ao lado). Stallone, que dirigiu o primeiro longa da série, neste ficou só com a posição de roteirista, deixando a direção para Simon West, de “A Filha do General” (1999).

Em 2010, Stallone elegeu o Brasil para filmar. Em “Os Mercenários 2’’, a locação escolhida foi a Bulgária, por suas cavernas subterrâneas e florestas densas. Além disso, algumas externas foram rodadas em vilas rústicas do país.

 

Proezas de Chuck Norris são citadas

A fama de durão de Chuck Norris se consolidou ao longo de seus anos de carreira, em séries clássicas como “Comando Delta”. Na imaginação dos mais novos, que não acompanharam seus filmes, suas proezas vêm do fenômeno que ficou conhecido como “Chuck Norris Facts”, piadas que se espalharam pela internet e viraram até livro, o “The Official Chuck Norris Fact Book”, sem versão em português.

A brincadeira exalta “feitos” de Chuck Norris impossíveis de serem realizados, como, por exemplo, “Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes”.’ A brincadeira chegou até “Os Mercenários 2”, em que as realizações de seu personagem são admiradas pelo grupo de Barney Ross (Sylvester Stallone). (JC)

 

Cage e versão feminina são cotados para sequências

Dirigido por Simon West (“Lara Croft: TombRaider”), “Os Mercenários 2” deve ser visto como aquilo que é, e não mais do que isso. Procurar qualquer profundidade para justificar o filme é perda de tempo. Não é homenagem, não é releitura. É um filme de ação competente no que se propõe.

Stallone também assina o roteiro - junto com Richard Wenk - e cria diálogos que se encaixam ao seu perfil de personagem, se levados com bom humor, porque, do contrário, são constrangedores. Já Jason Statham faz o seu braço direito também versado na arte de atirar e dar pancada.

A franquia não dá sinais de cansaço e espera-se Nicolas Cage para o terceiro filme. Rumores também dão conta de que uma versão feminina -que incluiria Sigourney Weaver e Linda Hamilton, no elenco- pode estar a caminho. Enquanto houver ex-astros de filme de ação no ostracismo sempre há a chance de um novo filme. É o fim da aposentadoria em Hollywood.


Os principais mercenários

Sylvester Stallone

Atingiu o estrelato com “Rocky, um Lutador’’ (1976), que ganhou cinco sequências e pelo qual foi indicado aos Oscars de roteiro e de ator. Mas seu principal papel em filmes de ação é Rambo, protagonista de uma franquia iniciada em 1982 e que teve três sequências (1985, 1988 e 2008)


Jet Li

Antes de chegar a Hollywood, ganhou fama em filmes de artes marciais chineses, como “O Templo de Shaolin’’ (1982). Nos EUA, protagonizou filmes como “Romeu Tem que Morrer’’ (2000) e “O Confronto’’ (2001). Também atuou no elogiado filme chinês “Herói’’ (2002)


Jason Statham

Seu personagem de ação mais famoso é Frank Martin, dos três filmes da franquia “Carga Explosiva’’ (2002, 2005 e 2008). Mas o seu primeiro papel em Hollywood foi  em “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’’ (1998), de Guy Ritchie


Bruce Willis

Antes de entrar para os filmes de ação, ficou famoso como o detetive da série de TV “A Gata e o Rato’’, que durou de 1985 a 1989 e misturava comédia e romance. Tornou-se herói de filmes de ação ao viver John McClane, nos quatro filmes da franquia “Duro de Matar’’ (1988, 1990, 1995 e 2007), que está prestes a ganhar mais uma sequência


Arnold Schwarzenegger

Ex-campeão mundial de fisiculturismo, teve seu primeiro papel de destaque como o herói dos quadrinhos Conan, em “Conan - o Bárbaro’’ (1982) e “Conan - o Destruidor (1984). Depois, imortalizou o androide de “O Exterminador do Futuro’’ (1984) -vilão no primeiro filme e mocinho nas sequências, de 1991 e 2003. Outros clássicos de ação que protagonizou foram “Comando para Matar’’ (1985) e “O Predador’’ (1987)


Jean-Claude Van Damme

Após vencer campeonatos de caratê e fisicultirismo na Bélgica, onde nasceu, entrou para o cinema fazendo algumas pontas. Uma delas em “Braddock - o Super Comando’’ (1984), de Chuck Norris. Virou herói de filmes de artes marciais com “O Grande Dragão Branco’’ (1988) e “Kickboxer - o Desafio do Dragão’’ (1989)


Chuck Norris

Ex-campeão de caratê, o ator, que tem em seu currículo 23 filmes de ação, começou a ganhar destaque em “O Voo do Dragão’’ (1972), no qual encara Bruce Lee (1940 - 1973) em uma das melhores sequências de luta do cinema. Sua fama de herói invencível, porém, começou com “McQuade, o Lobo Solitário’’ (1983). Porém, seus filmes de maior sucesso são os das franquias “Braddock’’ (1984, 1985 e 1988) e “Comando Delta’’ (1986 e 1990)


Dolph Lundgren

O ator sueco ficou famoso após enfrentar o lutador Rocky no quarto filme do boxeador, em 1985.