14 de julho de 2025
Logo Header
Cultura

Dança e música com sotaque espanhol

Mariana Cerigatto
| Tempo de leitura: 2 min

Com origens que remontam às culturas cigana e mourisca, com influência de árabes e judeus, a cultura do flamenco tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. E, para trazer um pedacinho da Espanha para cá, é que acontece o Segundo Baile Flamenco, promovido pelo Espaço Arte Dança e Produção de Eventos. O baile está marcado para amanhã,  domingo, dia 11 de novembro, na Choperia Vitória, a partir das 19h.

A intenção é festejar a cultura flamenca e reunir os interessados em conhecer um pouco da Espanha. Além das alunas do Espaço Arte, o evento contará com a participação de grupos de dança convidados, entre eles grupos de dança árabe. A atração musical fica por conta do grupo Trio Flamenco, que tocará belas canções instrumentais da cultura espanhola. Leitura de baralho cigano e venda de artigos de dança também serão atrações. Com patrocínio do Jornal da Cidade, haverá exposição de fotografias da fotógrafa Neide Carlos.

“Depois da primeira edição do baile na cidade, aumentou bastante a procura por aulas de dança flamenca, uma vez que o flamenco tem grande influência das danças cigana, árabe e indiana”, salientou Priscila Lopes, coordenadora do Espaço Arte e idealizadora da iniciativa. Para ela, o flamenco ganha cada vez mais adeptos aqui no Brasil. “Por se tratar de uma cultura muito antiga, os adornos, como abanico (leque), mantón (xale) e castanholas são muito bem vistos pelo público, e a cada dia que passa temos mais adeptos a essa dança”.

 

 

2º Baile Flamenco acontece na Choperia Vitória (av. Nações Unidas, 20-40, Vila Universitária). Convites à venda por R$ 15,00 (individual) e R$ 50,00 (mesa para 4 pessoas). Informações e reservas: (14) 3021-4508 e (14) 8137-2740

 

Workshops

Os convidados que comprarem o ingresso do Segundo Baile Flamenco poderão participar gratuitamente de workshops de dança cigana, flamenco árabe e passo double, todos gratuitos. Eles serão realizados também neste domingo, a partir das 10h, no Espaço Arte, localizado na rua Dr. Annis Dabus, 1-21. As vagas são limitadas.

“O objetivo é mostrar, de uma maneira bem interativa ao público, que qualquer pessoa pode conhecer e aprender qualquer estilo de dança”, ressaltou a coordenadora do Espaço Arte, Priscila Lopes.

Professora de flamenco há oito anos, a bauruense passou cinco anos fora da cidade estudando vários estilos de dança. Viajou para diversos países, tais como China, França, Itália e Espanha, onde realmente encontrou o que buscava. De volta a Bauru, Priscila trouxe para a cidade um pouquinho da Espanha, através de um evento que vem ganhando força a cada ano que passa.