Botucatu - A Assessoria Especial em Acessibilidade e Inclusão Social e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência promovem amanhã, a partir das 9h, na Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque), a 3ª “Virada Inclusiva”. O evento é realizado em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.
A Virada Inclusiva é um movimento que ocorre em todo o Estado de São Paulo e é organizado de forma conjunta entre órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Cerca de 80 municípios paulistas participarão do evento. Além dos órgãos públicos e das instituições sociais, 26 unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) na capital e no interior abrirão suas portas para mais de 120 atividades esportivas e culturais.
Em Botucatu haverá coral, grupo de dança, música, exposição de trabalhos das entidades, etc.
Entidades criativas
As atrações serão realizadas por diferentes entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Arte e Convívio, Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu (Adefib), Centro de Educação Especial para Jovens e Adultos Cieeja), Espaço São Micael e projetos socioeducativos assistenciais do Município.
Paulo Malagutte, assessor especial da acessibilidade e inclusão social, conta que a terceira Virada Inclusiva tem como objetivo de aproximar ainda mais as pessoas com deficiência da sociedade. “Eventos assim estimulam a população reconhecer as conquistas de pessoas com deficiência”, conta.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 18% da população total apresentam algum tipo de deficiência. São pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou algum tipo de deficiência física ou mental.