15 de dezembro de 2025
Articulistas

Respeitar para ser respeitado - difícil, mas não impossível...

Renato Lars Aquino
| Tempo de leitura: 3 min

Respeito do latim respectus, de reespicere, que segundo o pai dos "burros" significa um sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência: respeito filial; obediência, acatamento, submissão: respeito às leis. Alguns filósofos antigos resumiam o significado de respeito no olhar de um ser para o outro ser. Kant dizia: "Todo homem tem uma pretensão do respeito ao próximo e, reciprocamente, ele deve o mesmo respeito para cada um dos outros homens."

Será que esse tipo de respeito ainda existe? Ou se tornou algo totalmente utópico? Meu pai sempre dizia: respeito é base de qualquer tipo de relação, seja ela profissional, mestre/aluno, homem/mulher, amigos, etc... Afinal, nem todos podem ter curso superior, fortuna e fama. Entretanto, respeito todos podem e devem ter. Vivemos em um mundo onde há muito estresse, correria e trapaças. Cada vez mais nos preocupamos com nosso próprio umbigo, até porque é muito mais fácil atropelar os sentimentos de alguém do que tentar ajudar de alguma forma.

É tanta falta de respeito que fica complicado no mundo atual definir o que é respeito. Será que a gramática está certa ao definir respeito como ela definiu? Quem pratica isso hoje em dia? O respeito deveria ser um sentimento presente em todos os ambientes, em todos os momentos e em todas as pessoas, porém é um dos sentimentos que se encontra mais em extinção. Seja no banco ao ceder um lugar a um idoso, gestante ou deficiente, seja na escola ao auxiliar um colega de classe que tem mais dificuldade de aprender, seja na rua ao respeitar uma pessoa que escolheu outra orientação sexual. Enfim, para onde você olha a única coisa que é possível ver é as pessoas se "atropelando" e esquecendo que poderiam ser elas nessa situação.

O Tao-Te Ching dos chineses, considerada uma bíblia da sabedoria milenar, ensina que as virtudes mais importantes que uma pessoa deve ter são: justiça, humildade e, por último, mas não menos importante, o respeito. Se olharmos de uma ótica mais ampla iremos perceber que está faltando tudo, mas acredito que se tivéssemos apenas o respeito com o próximo e com nós mesmos já melhoraríamos e muito nossa qualidade de vida. Afinal, o respeito, a humildade e a justiça são considerados a chave para o sucesso de qualquer planejamento, seja de marketing, estratégico, empresarial, familiar ou interpessoal.

Diante disso, é fundamental estabelecer que todas as pessoas, independente de sua classe, idade, cor, raça, religião ou orientação sexual, são merecedoras de respeito em sua máxima expressão. O respeito, diz o próprio livro da vida, é a arma que o céu nos dá contra a morte. Respeitar as opções e escolhas dos outros é uma das maiores virtudes que uma pessoa pode ter. Somos diferentes e agimos e pensamos de forma diferente. Portanto, não podemos julgar e sim apenas compreender ou então pelo menos respeitar, pois como já diria o grande filósofo Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".

O autor, Renato Lars Aquino, é
articulista e colaborador de Opinião