A prefeitura avisa: as pessoas devem aproveitar a oportunidade da campanha para limpar suas casas. É que, depois do Limpa Geral, o poder público promete intensificar as fiscalizações e, principalmente, as punições a quem mantiver criadouros em seus imóveis.
“É um consenso a que chegamos. Precisamos ampliar a capacidade de fiscalizar e punir”, aponta o secretário de Saúde Fernando Monti.
Ele explica que está sendo feita uma revisão na legislação para impor infrações e penas mais rígidas. “Hoje, há uma lei municipal para essa questão. E é uma lei que faz analogia ao Código Sanitário. Essa revisão vai mudar isso”.
Monti revela que a proposta é punir de acordo com a gravidade da situação encontrada e com a reincidência.
O prefeito Rodrigo Agostinho conta que a reincidência no problema assusta. “Nos bairros mais problemáticos, fazemos a fiscalização mais de uma vez na mesma casa. Tem vezes que fiscalizamos e resolvemos o problema. Poucos dias depois, a sujeira toda está de volta. Isso tem que mudar”, aponta.
No próprio encarte que será distribuído junto ao JC e nas linhas de ônibus, o aviso é claro. Logo na capa, vem o alerta: “Após o período da campanha, a prefeitura não vai dar trégua. A fiscalização e as multas serão intensificadas”.
Na reunião
A reunião realizada ontem no Café com Política do JC e que definiu os últimos detalhes da campanha contou com a participação de grande parte dos envolvidos. Participaram o prefeito Rodrigo Agostinho; o diretor do Grupo Cidade, Renato Zaiden; o diretor de redação do JC, João Jabbour; o secretário do Meio Ambiente Valcirlei Gonçalves da Silva; o secretário da Saúde Fernando Monti, a diretora do departamento de Saúde Coletiva Heloisa Lombardi; a assessora do secretário de Meio Ambiente Gilda Scalfi; o presidente da Aster, Gerson Alves Pinheiro; o vice-presidente da Asten, Antônio Aversa Neto; o diretor da Asten André Maziero; o secretário-executivo da Asten Mário Kanabara Filho; o diretor da Semma, Paulo André Zuwicker Yamamuro; o fundador do Clube do Triciclo de Bauru, Odinei Gonçalves da Silva; a assessora de imprensa da Asten, Inês Ferreira; o diretor de limpeza pública da Emdurb, Bino Duque; o presidente da Emdurb, Nico Mondeli; o geólogo e motociclista José Antônio Meireles; o representante do motoclube Os Comancheros Joaquim Neto; o tenente da PM José Sérgio de Souza; Nelson Garcia, da Riders da Sem Limites; o consultor ambiental da Asten e coordenador de meio ambiente do Ciesp Kláudio Coffani Nunes.