19 de dezembro de 2025
Limpa Geral

Carreata contra dengue agita cidade

Vanessa Barbeiro
| Tempo de leitura: 3 min

Representantes de diversos clubes automobilísticos de Bauru se uniram ontem para realizar um grande evento com o objetivo de atrair a população e destacar a importância da campanha Limpa Geral. Em grande número, a carreata percorreu diversos pontos da cidade apontados como as áreas mais infestadas pelo mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue -, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

O evento começou às 9h com um show de rock, que animou a concentração da carreata no posto que fica na rua das Festas. Com o apoio da Polícia Militar e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), a carreata reuniu mais de 300 motociclistas e jipeiros, além de Fuscas e carros antigos.

Integrante do clube de motociclistas Bodes do Asfalto, Silvio Luiz Avólio fala sobre a importância de participar de um evento como esse. “É muito importante que a população se conscientize da gravidade do problema. A carreata é uma maneira de levar isso a vários bairros, para que as pessoas se engajem e façam sua parte”, diz Avólio.

Percurso

Por volta das 10h30, os participantes seguiram para a avenida Nossa Senhora de Fátima até a altura da avenida Comendador José da Silva Martha, onde seguiram em direção ao Recinto Mello Moraes até atingir a avenida José Henrique Ferraz. Durante o trajeto, uma parada na praça Gastão Vidigal, na região do Jardim Ferraz, onde os motociclistas aproveitaram para entregar panfletos e realizar orientação à população.

Após isso, o comboio seguiu pela avenida Castelo Branco e fez a conversão pela rua Cuba até chegar na avenida Bernardino de Campos, onde seguiram até a rua Campos Salles, rumo à Vila Souto.

O retorno foi realizado pela rua Nilo Peçanha, após a caravana atingir a rua Benedito Eleutério. Após isso, os participantes seguiram pela avenida Duque de Caxias até a rua Rio Branco, que os levou de volta para a avenida Nossa Senhora de Fátima, Getúlio Vargas e rua das Festas.

Acetuno Jr.

Evento realizado ontem com mais de 300 motociclistas, jipeiros e carros antigos divulgou a campanha Limpa Geral

Iniciativa

A campanha Limpa Geral nasceu de uma reunião entre o Jornal da Cidade, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Associação dos Caçambeiros (Asten). Depois, ganhou uma série de parceiros como a 96 FM, TV Preve, Auri-Verde, Record Paulista, Transurb, Emdurb, Sucen, Polícia Militar, as secretarias da Saúde e da Educação e entidades representativas do empresariado e de categorias de trabalhadores.

Ontem, durante a carreata que alertou a população sobre a importância de combater criadouros do Aedes para evitar a proliferação da dengue na cidade, o presidente da Asten, Gerson Luiz Alves Pinheiro, destacou a conscientização promovida pela campanha. 

“É um ato de cidadania e devemos contribuir e colaborar para a cidade caminhar na direção certa e melhorar na questão da saúde. Sabemos que o poder público não consegue fazer isso sozinho, por isso contribuímos com essa ação para o bem da cidade”, explica Pinheiro. 

A campanha Limpa Geral será realizada até o dia 5 de maio. Nesse período, haverá 30 caçambas espalhadas por 10 pontos da cidade, para que a população descarte gratuitamente resíduos provenientes das limpezas de suas casas e terrenos.

“Uma caçamba suporta até quatro toneladas e meia, por isso elas serão trocadas diariamente, pois esperamos recolher 100 toneladas por dia”, diz Kláudio Cóffani, consultor jurídico e ambiental da Aspen.

Segundo o presidente da Emdurb, Nico Mondelli, a limpeza das caçambas será feita pela empresa e os produtos separados serão levados ao seu destino correto, de reciclagem e afins.

Também foram confeccionados 150 mil exemplares de um encarte, distribuídos durante toda a campanha. O encarte traz informações sobre as regras do Limpa Geral e os pontos autorizados de descarte dos resíduos.


Números da dengue

Neste ano, até o momento Bauru soma 3.151 casos de dengue, sendo 3.140 autóctones e 11 importados, com dois óbitos. Conforme divulgado pelo JC, o aposentado Ijailton Antunes de Mattos, 77 anos, e Belina Gameiro, 41 anos, morreram em decorrência da doença, que se alastra por vários bairros da cidade. Em 2011, ano em que Bauru viveu a pior epidemia de dengue de sua história, seis pessoas morreram e 4.366 foram infectadas.