19 de dezembro de 2025
Limpa Geral

Faça sua parte: campanha Limpa Geral acaba hoje

Marcele Tonelli
| Tempo de leitura: 3 min

Éder Azevedo

As caçambas estão dispostas nos 10 pontos de coleta em diversos bairros da cidade

Termina hoje, às 18 horas, a campanha Limpa Geral, que desde o dia 26 de abril tem mobilizado a sociedade civil e o poder público bauruense na busca de tentar reduzir os números da epidemia da dengue com uma grande limpeza nas casas e terrenos no município.

Antes mesmo do término da campanha, a Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru (Asten), uma das idealizadoras da iniciativa junto ao Jornal da Cidade, comemora o êxito da ação, que teve ampla parceria de várias entidades do município e até ontem havia recolhido quase 300 toneladas de materiais inservíveis, número quase três vezes maior do que a expectativa projetada inicialmente.

“Só temos a agradecer. Já superamos nossa expectativa inicial que era de arrecadar ao menos 100 toneladas. Nunca vi uma campanha dar tão certo e ganhar tantos parceiros como essa na cidade”, ressalta o secretário executivo da Asten, Mário Kanabara.

A mesma opinião é compartilhada pelo consultor ambiental da associação, Klaudio Coffani, que já começa a projetar novas ações para o próximo ano. A educação ambiental exige medidas permanentes. “É uma campanha histórica e será repetida. A partir de amanhã, nos restará a expectativa de que o poder público cumpra com o que prometeu e haja com maior fiscalização e rigor para punir pessoas que ainda descartam seu lixo em locais inapropriados”, completa.

 

Ainda dá tempo!

Até às 18h de hoje, as caçambas pertencentes à Semma e associação dos caçambeiros da cidade estarão posicionadas nos dez pontos de descarte (veja no quadro).

Para quem quiser aderir à iniciativa e descartar materiais inservíveis deixando terrenos e quintais limpos, a campanha Limpa Geral recebe nesses pontos o descarte gratuito de pneus, móveis, resíduos da construção civil, madeira, eletrodomésticos, recicláveis e galhos de árvores.

O recolhimento do lixo dos recipientes lotados é providenciado pela Asten, que evita acúmulo e possíveis atos de vandalismo contra as caçambas dos pontos de coleta. Aproveitando o penúltimo dia da campanha, o embalador, Marcio Aparecido Santos, 38 anos, aproveitou que iria passar o sábado na casa da avó, em frente ao ponto de coleta do Jardim América, localizado na quadra 2 da rua Iacanga, e separou um telefone antigo que ocupava espaço em sua casa para descartar na campanha.

“Tem que aproveitar, porque amanhã (hoje) será o último dia”, comenta o rapaz que também ajudou a avó descartar uma máquina de costura antiga na última sexta-feira.

 

Materiais e materiais

Materiais eletrônicos, como o que Márcio descartou ontem no ponto de coleta no Jardim América, são os “campeões de descarte”. Em segundo lugar estão produtos plásticos e recicláveis, seguidos pelo descarte de entulhos da construção civil e restos de podas.

Ainda conforme a Asten, entre os pontos de coleta mais frequentados está o do Jardim América e Vila Santa Clara, na quadra 2 da rua Sorocabana. Já o ponto de coleta do Octávio Rasi, na quadra 3 da rua Manoel Lopes Neves, foi o que registrou menos viagens de caminhões para evitar acúmulos. “A campanha foi um aprendizado para nós também. Identificaremos todas as falhas para que ação se supere nos próximos anos”, frisa Coffani.

 

A campanha

A campanha nasceu de uma reunião entre o Jornal da Cidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Associação dos Caçambeiros (Asten). Depois, ganhou uma série de parceiros como a 96 FM, TV Prevê, Auri-Verde, Record Paulista, Transurb, Emdurb, Sucen, Polícia Militar, as secretarias da Saúde e da Educação, entidades representativas do empresariado e de categorias dos trabalhadores e do poder judiciário. Cerca de 150 mil exemplares da campanha foram distribuídos em diversos pontos da cidade, como nos ônibus da Transurb.