A campanha Limpa Geral chegou ao fim anteontem, mas foi apenas o pontapé inicial para uma mobilização constante de toda a população bauruense, que depositou cerca de 400 toneladas de materiais inservíveis nos dez pontos de coleta distribuídos pela cidade.
O secretário executivo da Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru (Asten), Mário Kanabara Filho, comemora o sucesso da campanha e a adesão da população. “Não queremos que a campanha acabe por aqui, vamos pensar em ações educativas”.
Segundo Kanabara, no total, foram recolhidas mais de 7 mil unidades de vestuário, 5 mil lâmpadas, 400 pneus, diversos sofás, colhões, muita madeira e podas de árvore, eletrodomésticos e objetos recicláveis.
O diretor do Grupo Cidade, Renato Zaiden, enfatizou a mobilização de toda a população bauruense. “Essa campanha foi além das expectativas, em um momento emergencial. Quando necessário, a sociedade, tendo o start, se mobiliza. O bom da campanha é que você percebe que as pessoas não apenas ficaram como espectadores, fizeram a parte delas levando o lixo nos pontos de coleta. Você tem o poder público, disponibilizando funcionários nos Ecopontos, a iniciativa privada, as instituições Ministério Público, Judiciário, OAB, sindicatos, entre outros, que somaram para isso”.
Mais Ecopontos
Satisfeito com a mobilização em massa da campanha Limpa Geral na cidade, o prefeito Rodrigo Agostinho afirmou que ampliará os Ecopontos, que hoje são sete, para que a população não deixe de depositar materiais inservíveis nos locais corretos.
“Estou muito contente porque a população realmente tirou o lixo dos quintais, que podiam servir como criadouros, e descartou nos locais corretos. Isso nos motiva a continuar a trabalhar nessa linha e ampliar os Ecopontos. A necessidade da cidade é de mais 10 Ecopontos”.
Na tribuna da Câmara, ontem, o chefe do Poder Legislativo, Sandro Bussola (PT), falou sobre a iniciativa. “Essa campanha foi muito importante e despertou a sociedade. Essa bandeira levantada não deve cair no esquecimento. Que seja o início de uma campanha eterna”, opinou.
A Campanha Limpa Geral partiu de uma reunião entre o Jornal da Cidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Associação dos Caçambeiros (Asten). Obteve a parceria da Rádio 96 FM, TV Preve, Auri-Verde, Record Paulista, Transurb, Emdurb, Sucen, Polícia Militar, as secretarias da Saúde e da Educação. Teve o apoio do Ministério Público, Justiça, OAB-SP subseção Bauru, Câmara Municipal, Pastoral Social da Diocese Divino Espírito Santo de Bauru e o Conselho de Pastores de Bauru, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Químicos e Força Sindical.
Os clubes de motociclistas Riders da Sem Limites, Bodes do Asfalto, Clube do Triciclo, jipeiros, apaixonados por Fuscas e carros antigos de Bauru e região e o programa Shop Tour Bauru (NET Cidade-canal 26 e TVC-canal 13) fizeram carreata somando esforços com o Limpa Geral.
4 mil casos
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou ontem mais 146 casos autóctones de dengue. Assim, Bauru totaliza, até o momento, 3.972 casos da doença, sendo 3.961 autóctones e 11 importados, com dois óbitos.
A pasta esclareceu em nota que muitos desses resultados, divulgados desde a segunda quinzena de abril, são referentes a coletas de material realizadas, em média, há 20 dias, anteriores à data da entrega do resultado.
Normalmente o prazo para entrega dos resultados de exames realizados é com média de 24 a 48 horas. Entretanto, devido ao grande número de casos suspeitos, há a ocorrência de atrasos em relação aos resultados de exames, o que tem causado a informação acumulada de casos confirmados. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru, trata-se de uma dificuldade enfrentada pelos gestores públicos de saúde em nível nacional.
Os agentes de endemias permanecem nesta semana com o trabalho de nebulização na Vila Independência e bloqueio nas regiões dos bairros Parque Bauru, Parque Jaraguá, Jardim Flórida e Val de Palmas.