15 de dezembro de 2025
Geral

Renovação de certificado digital pode ser feita com um documento

Tisa Moraes com Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Alguns empresários de Bauru estão insatisfeitos com a burocracia imposta para a renovação da Certificado Digital junto ao Serasa Experian. Eles entraram em contato com o Jornal da Cidade para reclamar da necessidade de apresentação de dois documentos de identidade para a emissão do certificado, já que, sozinho, o RG não teria validade.

Além dele, outro documento, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor ou CPF, deveria ser apresentado. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Serasa Experian informou que costuma exigir dois documentos para a renovação do Certificado Digital por medida de segurança contra fraudes. Mas destacou que, se o empresário preferir, o trâmite pode ser realizado apenas com a apresentação de um único documento de identidade.

O que é

O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via Internet seja segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando suas identidades.

Com ele, o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital, permitindo a troca de documentos com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo. Assim, os documentos que trafegam eletronicamente, para possuírem reconhecimento legal, não precisam mais ser convertidos em papel e assinados.