Já estamos vivendo a fase em que as radiações solares, os conhecidos raios UVA e UVB, se tornam menos intensos. Isso acontece em todo outono e inverno, o que torna o período perfeito para fazer tratamentos mais potentes na pele, afinal, como ela está mais sensível, não irá sofrer tanto, uma vez que a incidência de raios nocivos do sol é bem menor. Por isso, mais do que nunca, chegou o momento de corrigir rugas, manchas, olheiras, fazer peelings mais intensos e encarar a depilação a laser ou com luz intensa pulsada.
?Fraxel Laser SR 1500
Este é um aparelho de última geração, que garante a seu rosto ganha uma pele bem mais jovem. Este laser é tido como padrão ouro pelos dermatologistas nos Estados Unidos. Seu efeito é tridimensional porque trata as três camadas da pele, eliminando rugas, manchas e cicatrizes. Isso aí: tudo de uma vez só!
?Tratamento contra olheiras
Elas aparecem por diversos motivos: do cansaço físico e emocional a fatores genéticos. Para tratá-las, primeiro é necessário que o dermatologista entenda a causa do problema. Vale lembrar que, em muitos casos, as olheiras são tratadas com uma combinação individualizada de tratamentos, lasers e cremes que ajudam a suavizar bastante o problema.
?Limpeza de pele
Ela é feita juntamente com uma esfoliação e deixa a pele mais macia, livre de cravos e impurezas. Você pode combinar a limpeza de pele com um hidratante injetável e deixar o rosto nutrido durante meses, mantendo-o jovem e saudável. A pele fica com um aspecto cheio de vida!
?Toxina botulínica
O Botox é uma substância superqueridinha, afinal, tem o poder de inibir temporariamente as contrações musculares, suavizando as rugas dinâmicas da face, do pescoço e ao redor dos olhos, os famosos "pés de galinha". Utilizado também para diminuir as narinas, empinar o nariz, melhorar o contorno facial, arquear as sobrancelhas e melhorar a sudorese das axilas, dos pés e das mãos. São inúmeros os benefícios. Lembrando que é necessário reaplicar a cada seis meses para continuar com os efeitos, que, após a aplicação, levam até 48 horas para aparecerem. Vale lembrar que muitas celebridades fazem uso da substância, como Fátima Bernardes, Ana Maria Braga e Cleo Pires, sabia?
?Peelings químicos ou físicos
Há opções superficiais, médias ou profundas, como os fenóis. Trata-se de procedimentos que atenuam manchas, cicatrizes de acne, rugas superficiais ou não. É preciso checar com o dermatologista o tipo ideal para o seu caso: peles mais sensíveis, por exemplo, pedem um peeling mais leve, pois já descamam mais facilmente. A estação atual é sempre a mais indicada para fazê-los, quanto antes você começar, melhor.
?Depilação com luz intensa pulsada ou laser
Depilar o buço é dos procedimentos de beleza que deixa muita mulher indignada por ter pelos nessa área. Para o rosto, o ideal é fazer depilações com caráter quase definitivo, com a Luz Intensa Pulsada ou o laser, uma vez que tirar o buço com cera quente pode provocar flacidez na região. A Luz Intensa Pulsada é mais leve e pede um maior número de sessões, já o laser é mais rápido e pede menos sessões, ok? A quantidade de sessões varia muito e depende da quantidade de pelo e da resposta da pele de cada um. Não é permitido tomar sol nas semanas que antecedem e procedem o tratamento, ok?
?Preenchimento de sulcos e rugas
Existem substâncias que preenchem as rugas e deixam a pele com aspecto mais jovem, como acontece com o ácido hialurônico, que preenche a pele embaixo das rugas e vincos e nas áreas com perda de volume, sintomas que desaparecem imediatamente após o procedimento já que a substância vai ocupar o volume de colágeno e gordura perdidos. A duração vai de seis meses a um ano e a aplicação é feita no próprio consultório do dermatologista.
?Sem descuidos no frio!
Por mais que haja menos radiação nesta temporada, isso não quer dizer que você possa, por exemplo, esquecer protetor solar. Por isso, tenha atenção com os cuidados a seguir:
-Nada de lavar a face com água muito
quente. O ideal é que temperatura esteja entre fria e morna. A água quente retira a proteção natural da pele, o que a torna mais oleosa e ressecada.
-Ao secar o rosto, não esfregue a
toalha, apenas dê leves batidinhas. Assim, você evita um ressecamento extra. Passar a toalha com força funciona como uma esfoliação desnecessária.
-Hidratar é mais do que necessário. Para o corpo, vale usar um hidratante mais potente (com ureia na composição) e, depois, aplicar óleo de amêndoas. Assim, a hidratação fica turbinada. Para mãos e pés, use cremes específicos e, para o rosto, use um indicado por seu médico, assim você evita comprar errado por conta próprio, uma vez que muita gente tem a pele mais oleosa e precisa de hidratante em gel e livre de óleo.
-Protetor solar continua sendo necessário todo dia. Reaplique ao menos uma vez, ok? Se quiser, vale usar os tipos que também funcionam como base nessa época.
E atenção...
Procure um dermatologista bem conceituado para fazer os tratamentos. Você também precisa ter uma relação de confiança com seu médico, e nada de optar pelo preço mais barato em vez da segurança. Você merece tudo de melhor, não se esqueça.
Um grande abraço
e até o próximo domingo,
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027
e-mail: danielahueb@jcnet.com.br