18 de dezembro de 2025
Ciências

Água oxigenada induz câncer na boca!

Alberto Consolaro
| Tempo de leitura: 3 min

No Egito antigo clareava-se dentes com bochechos de ureia da urina humana. A  aparência sempre foi muito valorizada. Boca e sorriso são determinantes para a beleza, inclusive interior. Dentes se harmonizam em expressões de sentimentos. “Inteligente é ser feliz!” implica em alegria, com boca e dentes à mostra numa expressão ou vitrine do cérebro e seus conteúdos!

 

Ilustração

Bochechar água oxigenada todos os dias ou semanas é atitude de alto risco para a carcinogênese bucal química

Entidades solicitaram uma consulta pública à Anvisa para regular a comercialização dos clareadores dentários, todos à base de água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. Que passem a ser vendidos com retenção da receita, pois não se encaixam como cosméticos, são medicamentos e devem ter tarja vermelha. As entidades são Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios produtores de clareadores.


Enquanto isto, na internet vários sites livremente ensinam passo-a-passo, incluindo se vídeo, como adquirir nas farmácias e preparar água oxigenada para fazer bochechos diários ou semanais com a finalidade de limpar e clarear os dentes. Estes sites se referem ao profissional da odontologia como um “explorador” por não ensinar esta “técnica” ao paciente unicamente para se obter lucros financeiros.


Com o uso indiscriminado de bochechos de água oxigenada ou peróxido de hidrogênio na boca torna-se muito importante esclarecer repetidamente: ela faz muito mal e participa da carcinogênese química em muitos outros locais. Pesquisas em todo o mundo revelaram a indução de carcinomas e adenocarcinomas no intestino e em outras áreas gastrintestinais pelo uso do peróxido de hidrogênio (veja “observatório” ao lado).


Cada pessoa comprometida com a saúde pública deve induzir nas pessoas reflexões e responsabilidades relacionadas a temas importantes, especialmente nos profissionais, técnicos, fabricantes e usuários finais. A ignorância, ou não saber, abre portas para oportunistas e imediatistas que querem o sucesso da vaidade ou a opulência da riqueza às custas de outras pessoas a qualquer preço, à margem de valores humanos e sociais.


Perguntas para quem indica clarear dentes com bochechos frequentes de água oxigenada ou o peróxido de hidrogênio de outra forma que o coloque em contato direto com a mucosa e que depois engula via garganta, estômago, intestino e reto: 1. já pensou se a pessoa tiver um câncer em um destes locais? 2. Pode dar um sentimento de culpa daqueles e imagina se o paciente te processa? 3. Não tem como provar a falta de relação entre as coisas? 4. E se a pessoa for parente ou for você mesmo: que tragédia!



Entendendo!


A substância penetra no núcleo das células com 46 cromossomos onde estão escritas as 25 mil informações ou genes do funcionamento do corpo e atua em 4 fases.


Iniciação: A substância lesa de forma permanente e somatória os genes da proliferação que fica latente, sem manifestação. São carcinógenos: nitrato de sódio nos defumados, ciclamato dos adoçantes, glutamato dos espessantes alimentares, benzopireno e hidrocarbonetos da combustão do tabaco e aflatoxina produzida por fungo em grãos mal conservados como o amendoim, entre tantos.


Promoção: Algumas substâncias não iniciam as células no câncer, mas promovem alterações iniciadas por outros químicos gerando uma nova população celular: São também chamados de cocarcinógenos: aceleram a transformação neoplásica das células. A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio é cocarcinogênica, pois potencializa outros químicos na mucosa bucal, como se comprovou em muitas pesquisas.


Progressão e manifestação - As células iniciadas e promovidas proliferam, progridem e a lesão se manifesta sendo diagnosticada como câncer. Algumas substâncias contribuem para acelerar ou abreviar estas duas fases.


A frequência de uso destas substâncias em estudos experimentais se mostrou mais importante que a idade e gênero da pessoa; apenas em concentrações baixíssimas não tem efeitos significativos. O uso diário ou semanal da água oxigenada agrava muito a promoção das neoplasias malignas na mucosa bucal. No caso do álcool, chega a potencializar até 50 vezes o malefício do tabaco.


Saibam: bochechar água oxigenada todos os dias ou semanas é atitude de alto risco para a carcinogênese bucal química! Se cuidem!