15 de dezembro de 2025
Geral

Cross passa a regular todas as vagas de internação até o final deste mês

Por Vitor Oshiro | Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 1 min

Em reunião realizada ontem, ficou decidido que a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) será integralmente responsável pela mediação das vagas de internação em Bauru. Em meio à crise da saúde pública no município, o objetivo é agilizar a oferta de leitos em casos clínicos.

Atualmente, a Cross, gerida pela Secretaria de Estado da Saúde, divide a responsabilidade da regulação de vagas com a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Quando são necessários leitos para casos clínicos, a vaga é primeiramente solicitada ao Hospital de Base (HB) e ao Estadual (HE). Se ela não é concedida após 24 horas do pedido, a Cross é acionada.

Luiz Antônio Sabbag, diretor do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde, explica que esse procedimento mudará até, no máximo, o próximo dia 28.

“A Cross será a responsável por todas as vagas. Acreditamos que isso deverá reduzir o tempo de espera, porque esses pacientes que necessitam de leitos clínicos não vão mais esperar 24 horas antes de ela (a Cross) ser acionada. Achamos que isso irá agilizar o processo de internação”, pontua.

28 na espera

Enquanto Estado e município tentam amenizar o problema na saúde pública, havia, até o fechamento desta edição, 28 pessoas aguardando uma vaga de internação em Bauru. Três delas aguardam há mais de três dias na fila. É o caso de José de Lima, 70 anos, que sofre com um câncer originado no fígado e que já se espalhou para outros órgãos.

“Estamos desesperados. Ele está muito debilitado. Chamamos o Samu no sábado e ele está no Pronto-Socorro desde então”, conta o gerente comercial Márcio Donizeti de Andrade, 41 anos, que é sobrinho do paciente.

Dos 28 que estão aguardando uma vaga, seis precisam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).