23 de dezembro de 2025
Cultura

A depressão e o espiritismo

Mariana Cerigatto
| Tempo de leitura: 2 min

Entender a depressão sob a ótica do espiritismo: este é um dos objetivos do 55º livro de Richard Simonetti, o romance espírita “Depressão, uma história de superação”. Há várias datas de lançamento e sessão de autógrafos: dias 3, 4, 6, 7 e 8 deste mês, no Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac). Neste domingo, dia 3, a sessão será às 9h.

O romance envolve a experiência de um médico com depressão. O autor fala das origens deste mal, que envolve distúrbios físicos, “consciência culpada” e influência espiritual, conforme descreve Simonetti.

À luz da Doutrina Espírita, o escritor comenta como distúrbios nervosos e físicos estão associados a influências espirituais, que em todos os tempos têm sido atribuídas à ação de forças demoníacas. No decorrer, a narrativa demonstra que são as almas dos mortos agindo no mundo espiritual que podem gerar estes problemas. Assim, a obra destaca como o espiritismo pode ajudar o paciente a livrar-se da depressão, habilitando-se a uma existência tranquila e feliz. “O livro é baseado em histórias reais, mas as histórias são adaptadas para garantir o anonimato”, sublinhou o escritor.


O escritor

Bauruense nascido em 1935, de família espírita, Richard participa do movimento no Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac), que desenvolve largo trabalho no campo doutrinário e filantrópico. Articulou o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em dezenas de cidades.

É colaborador assíduo e jornais e revistas espíritas, como O Reformador, a Revista Internacional de Espiritismo e a Folha Espírita. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, tem visitado todos os Estados brasileiros e alguns países, ministrando palestras de divulgação da Doutrina Espírita.

 

O Ceac fica na Rua Sete de Setembro, 8-30. Eventos de lançamento e sessão de autógrafos: neste domingo, dia 3/11, às 9h;  dia 4/11, às 20h; dia 6/11, às 20h; dia 7/11, às 15h, e dia 8/11, às 20h.