14 de dezembro de 2025
Bairros

Moradores de Bauru sofrem com a falta de água e temperatura elevada

Bruno Freitas
| Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

Moradores reclamam que a água acaba quando eles mais precisam

Há cerca de quatro dias que os moradores do bairro Isaura Pitta Garmes sofrem com a falta de água na região. A população reclama que desde a última quinta-feira (2) todas as noites não têm água na torneira e no chuveiro.

“Fica impossível lavar as roupas, a louça e fazer comida. Para tomar banho ontem, nós aqui de casa tivemos que ir na casa de familiares que residem em outro bairro. É um absurdo”, contou a dona de casa Angélica Cristina de Oliveira Lopes.

Segundo ela, no final de semana, além do período da noite, a localidade também ficou sem água durante o dia.

Outro fator preocupante no município é o calor excessivo dos últimos dias. Neste domingo (5), os termômetros registraram temperatura média de 33 graus.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Departamento de Água Esgoto (DAE) de Bauru informou em nota que devido ao forte calor e alto consumo da população o reservatório elevado Mary Dota, que abastece o bairro Bauru I (Isaura Pita Garmes), fica com nível baixo durante o dia.

Ainda segundo o DAE, ao longo dos últimos dias servidores do Serviço de Atendimento ao Público (0800) e da Divisão de Produção do DAE tem observado que a maioria dos moradores do Bauru I que reclamam de desabastecimento dependem exclusivamente da “água da rua”, não possuindo reservação adequada (caixas d'água).

Confira o comunicado completo:

"O DAE ressalta que o proprietário do imóvel, ao construir ou ampliar o imóvel, deve verificar se a capacidade de reservação está compatível com o número de moradores.

Para ajudar a solucionar o problema, a empresa Uniper Hidrogeologia, de Araraquara, deu início na última quinta-feira (2), à implantação do canteiro de obras para a perfuração do poço tubular profundo denominado Zona Norte, localizado na Rodovia Cesário José Castilho, sem n°, sentido Bauru Iacanga. Os serviços deverão ser concluídos em até 90 dias e o valor do investimento pelo DAE no novo poço foi de R$ 1.961.412,00.

O Zona Norte, que irá abastecer o reservatório Zona Norte, vai captar água do Aqüífero Guarani a uma profundidade de 580 metros, com vazão prevista de 200 mil litros de água por hora e irá reforçar o abastecimento de aproximadamente 20 mil moradores dos bairros Jardim Nova Bauru, Pousada da Esperança I e II, Vila São Paulo, Jardim Ivone, Quinta da Bela Olinda, Distrito Industrial IV, Jardim TV, Bauru 2000 (Nobuji Nagasawa) e adjacências.

O reservatório vai auxiliar no abastecimento dos reservatórios Gasparini e Mary Dota, responsáveis pela distribuição de água dos bairros Vila Garcia, Jardim Helena, Parque Roosevelt, Jardim Petrópolis, Beija Flor, Jardim Godoy, Bauru I (Isaura Pita Garmes), Jardim Mendonça, Santa Luzia e Mary Dota.

O DAE disponibiliza, nos casos de interrupção no abastecimento público e seguindo uma ordem de prioridades (hospitais, postos de saúde, creches, escolas públicas, entre outras), a distribuição de água mediante caminhões-pipa que podem ser acionados através do telefone 08007710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 para ligações feitas por aparelho celular."