|
Arquivo/Eder Azevedo |
|
|
|
“Objetivo é revelar novos talentos e intérpretes da música sertaneja”, ressalta Tião Camargo, do Clube da Viola de Bauru |
Pela primeira vez, o Clube de Viola de Bauru realiza seu Festival de Música Sertaneja de Raiz, iniciativa integrante do Projeto “Acordes de Viola”, subsidiado pelo Ponto de Cultura do Ministério da Cultura e Prefeitura de Bauru. O evento tem data marcada para o dia 4 de maio, das 13h às 21h, no Grêmio Recreativo Energético de Bauru (Greb). As inscrições poderão ser feitas a partir de 1 de abril até o dia 30 do mesmo mês. A iniciativa terá duas fases e haverá premiação para os dez primeiros colocados, em dinheiro. Os prêmios vão de R$ 150,00 a R$ 3 mil.
O 1º Festival de Música Sertaneja de Raiz do Clube da Viola de Bauru chega com objetivos de divulgar e incentivar a criação, a produção musical, e revelar talentos, promovendo intercâmbio cultural entre artistas de diversas regiões, manifestações musicais inerentes à cultura caipira, proporcionando ainda lazer cultural gratuito para Bauru e região.
Tião Camargo, idealizador da iniciativa, explica que o evento substitui o Festival de Músicas Inéditas, que não será mais realizado devido a problemas com plágios e apresentações de músicas já gravadas. “O objetivo é que possamos, através deste Festival, revelar novos talentos e intérpretes da música sertaneja”, ressalta Tião.
Fases do Festival
A primeira fase do Festival será classificativa, com apresentações dos inscritos, que devem interpretar uma estrofe de uma música de livre escolha para regulagem do som; também devem apresentar uma das cinco músicas enviadas juntamente com a inscrição e que será sorteada pela comissão julgadora.
A segunda etapa será a Final, que constará das apresentações dos dez primeiros colocados, que vão interpretar uma das cinco músicas enviadas juntamente com a inscrição e sorteada, na hora, pela comissão, excluindo-se a música da primeira fase. A classificação final, do 1º ao 10º colocado, será conhecida através da soma das notas da primeira e da segunda fase, que vão ocorrer no mesmo dia: 4 de maio.
Os jurados vão avaliar diversos itens, como nome da música, compositor, letra da música, melodia e interpretação, considerando a postura de palco, instrumentação, voz e dueto. A mesa de jurados será formada por seis pessoas de reconhecida capacidade musical e identidade com a música raiz, sendo cinco julgadores e um presidente da mesa.
Regras
Dentre as principais regras previstas em regulamento, só serão permitidos viola e violão (eletrificados), sendo expressamente proibida a interpretação de música playback, música sequenciada com teclado ou acordeon, ritmo eletrônico e cantores solos.
As músicas concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser do estilo sertanejo raiz. Não será permitida nenhuma música cuja letra faça uso de pornografia, discriminação, alusão, elogio ou críticas à religião, a partidos políticos ou pessoais.
Serviço
A inscrição deverá conter os nomes completos e artísticos dos intérpretes, nomes de cinco músicas que poderão ser interpretadas, nome completo ou nomes artísticos de seus autores e compositores. Os dados deverão ser enviados através dos e-mails: clubedavioladebauru@gmail.com ou slf.camargo@gmail.com. Serão aceitas apenas 30 inscrições. Caso esse número não seja atingido até o dia 30/4, serão aceitas outras inscrições até meia hora antes do início do Festival. Informações: (14) 99748-6106