25 de dezembro de 2025
Esportes

Basquete: pivô se torna o primeiro gay assumido a jogar na NBA

Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min

O pivô americano Jason Collins, 35, se tornou, na noite deste domingo (23), o primeiro gay assumido a jogar uma partida na NBA.

 

O jogador, que assumiu a sua homossexualidade em abril de 2013, assinou um contrato de dez dias com o Brooklyn Nets ontem pela manhã e participou da vitória do seu time sobre o Los Angeles Lakers, fora de casa, à noite, por 108 a 102.

 

"Foi muito divertido voltar à quadra. Neste momento eu estou focado em aprender as jogadas, o plano de jogo e as minhas atribuições. Então, eu não tive tempo realmente para pensar em história [por se tornar o primeiro gay assumido a jogar na liga]", afirmou Collins.

 

"Eu sempre me mantive positivo. Essa é uma das coisas que eu me orgulho em ser um profissional, e parte disso é estar sempre pronto, sempre treinando. Houve momentos no último inverno em que eu corria oito quilômetros, só eu e a trilha, correndo e trabalhando muito, e se eu tivesse uma oportunidade, pelo menos eu poderia dizer que eu estaria em uma grande condição", afirmou.

 

O pivô, que não jogava desde abril de 2013, começou a partida no banco de reservas, atuou por dez minutos, pegou dois rebotes, cometeu cinco faltas, teve uma roubada de bola e não pontuou.

 

"A coisa mais importante é que o time venceu. Eu não me importo em não marcar pontos. Eu me importo com meu time, em ajudar meus colegas e fazer o trabalho deles mais fácil", disse.

 

O grande destaque do confronto foi o armador Deron Williams, que anotou 30 pontos e distribuiu sete assistências. Mas seu desempenho foi ofuscado por Collins, que ganhou a atenção de toda a mídia na noite de domingo em Los Angeles.

 

"É definitivamente um grande momento. Eu estou muito feliz por ele. Eu sei que ele ficou um tempo esperando por um trabalho, então estou feliz por ver ele em um time e feliz por ele estar em nosso time. Ele foi gigante esta noite", afirmou Williams após a partida.