27 de dezembro de 2025
Articulistas

Arroz e feijão: o casamento perfeito

Eliane Petean Arena
| Tempo de leitura: 3 min

Como se diz por aí, para dar certo a união é preciso ter química. Então, pronto: aqui a química é perfeita! Mais do que uma saborosa parceria, o encontro do arroz com o feijão assegura um invejável arranjo de nutrientes.

Nesse casamento tão nacional, o que falta em um o outro completa e a união nos oferece uma excelente combinação proteica. E nada de comer em separado! O consumo desses dois alimentos traz mais benefícios à saúde quando são ingeridos conjuntamente. Apesar de ser uma rica fonte proteica, o feijão guarda certa desvantagem isoladamente, pois o organismo não consegue digerir todas as proteínas que ele oferece. Porém, quando o alimento é consumido com outro cereal, como o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas. O consumo diário da dupla também ajuda a prevenir doenças, pois a fibra do arroz e a do feijão reduzem o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, entre outras afecções. E mais: ambos contribuem para um melhor funcionamento do intestino.

O arroz é um alimento rico em vitaminas do complexo B, proteínas e ferro e pelo fato de fazer parte do grupo dos carboidratos, sendo rico em amido, ele nos fornece energia e auxilia na absorção de proteínas. O feijão é o alimento de origem vegetal que mais contém proteína, além de ser uma rica fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

Embora o feijão seja rico em ferro, nosso organismo só absorve 10% do ferro que vem de alimentos de origem vegetal. Por isso, o ideal é ingerir uma fruta fonte de vitamina C junto com a o feijão, o que ajuda a aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Um suco de laranja, abacaxi, kiwi e morango são ótimas companhias para o grão.

A combinação do arroz com feijão é perfeita, pois os dois fornecem aminoácidos responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos, da pele, cabelos, unhas, ossos e cicatrização. Estudos importantes também apontam o casamento dos alimentos como ótimo recurso na condução de dietas de perda de peso, principalmente quando o arroz é integral.

E se você é daqueles que se diz enjoado de consumir o arroz e feijão do dia a dia, conheça as variedades que podem incrementar o seu cardápio, sem deixar de lado os benefícios ao organismo. Arroz parbolizado, arroz preto e arroz integral. Feijão branco, feijão rosa, feijão preto e feijão fradinho. Diferentes na aparência, na textura e no sabor, essas modalidades ainda possuem mais fibras e nutrientes, além de serem mais nutritivos.

Dupla perfeita no seu cardápio, quando servida na proporção certa, não engorda. O problema está sempre nos excessos e nas combinações desastrosas que podem acompanhar o prato.

A proporção para consumo ideal são três partes de arroz para uma de feijão. Fazendo uma combinação equilibrada entre arroz, feijão, verduras e dando preferência para as carnes grelhadas ou assadas, teremos um prato com todos nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Embora nos dias de hoje o tão famoso arroz com feijão esteja sendo deixado de lado, é preciso resgatar esse habito tão saudável da nossa culinária.

A autora é nutricionista em Bauru