14 de dezembro de 2025
Saúde

Guia do iogurte: entenda porquê ele é tão benéfico!

Daniela Hueb
| Tempo de leitura: 4 min

Prezado leitor,

Quando falamos em tomar iogurte, todo mundo já relaciona este hábito ao bom funcionamento do intestino. E essa ligação está certíssima, mas esse não é o único benefício de tomar iogurte todo dia, não. O iogurte é riquíssimo em proteínas, minerais, vitaminas e poucas calorias (se você escolher a versão mais magra e com menos açúcar), tem bem menos lactose que o leite (detalhe importante pra quem tem intolerância a essa substância). Ou seja, está mais do que na hora de encher a geladeira com esta delícia!

As opções com probióticos

Hoje, as opções de iogurte com bactérias probióticas são variadíssimas. E essas versões ajudam ainda mais o bom funcionamento do intestino, uma vez que as bactérias probióticas, na verdade, são bactérias vivas que já habitam nosso intestino, quando tomadas no iogurte, elas resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, formando a flora bacteriana, e ali ajudam a digerir os alimentos, participam da síntese de vitaminas, enzimas e minerais, aumentam o aproveitamento de nutrientes como cálcio e ferro e ainda fortalecem o sistema imunológico, pois ampliam a resistência a infecções. Por recuperar a flora intestinal, iogurtes com probióticos são recomendados tanto para tratar prisão de ventre quanto diarreia. Além disso, esse tipo de iogurte ajuda a eliminar o colesterol ruim, olha que incrível! Vale lembrar que as bactérias do tipo Lactobacillus e Bifidobacterium são as mais recomendadas. Por isso, é mais que necessário ler bem os rótulos!

Fica a dica: se você toma iogurte com probiótico pra melhorar o funcionamento do intestino, saiba que o resultado não é automático. Pode levar até 15 dias pra que o intestino se regule, ok?

Sem probióticos fazem muito bem também!

Não importa se probiótico ou não, todo iogurte contém dois tipos de bactérias (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus) que já ajudam a flora intestinal e melhoram nossa imunidade. Ou seja, até os iogurtes mais "básicos" já fazem muito pela sua saúde. Além disso, graças a eles:

?A pele se torna mais bonita: as proteínas do iogurte são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. A vitamina A, também presente no iogurte, é ótima para a saúde da pele. Sem contar que quem vai mais vezes ao banheiro elimina mais rapidamente todas as toxinas, o que também colabora para a aparência da pele. E atenção: cosméticos feitos à base de iogurte deixam a pele mais firme, converse com seu dermatologista e aposte neles!

?Você ingere mais cálcio: mais até do que só tomando leite, sabia? Em 200g de iogurte natural há 345mg de cálcio, já em um copo de leite (250 ml) existem cerca de 308mg de cálcio. E vale lembrar que o cálcio é um mineral mais do que fundamental ao nosso dia a dia, pois dá mais força aos ossos e dentes, facilita a comunicação entre as células nervosas, ajuda a cicatrização e coagulação e também equilibra a pressão arterial.

?Sua dieta ganha uma forcinha: se você optar por iogurtes sem tanto açúcar, gordura e caldas doces, você consegue secar uns quilinhos, já que é pobre em calorias (70kcal em 100g, na versão natural e integral). O iogurte é uma ótima opção quando bate aquela fome fora de hora. Melhor optar por um iogurte do que por bolachas, biscoitos e cia.

E o iogurte grego?
Pode reparar: todas as marcas já lançaram suas versões de iogurte grego, que é mais durinho e rico em proteínas. Mas as versões brasileiras são ricas em açúcar, ou seja, podem tirar sua dieta da linha. Portanto, leia bem os rótulos antes de comprar.

Quanto consumir?
O ideal é tomar cerca de dois potinhos de iogurte por dia (daqueles com cerca de 100g ou 125g). Vale até acrescentar aveia e linhaça a ele, pra ajudar ainda mais a eliminar colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Essas fibras também fazem com que sua saciedade seja prolongada. Tudo de bom!

Outra dica é fazer molhos à base de iogurte natural com azeite e ervas frescas para temperar a salada. Fica gostoso e supersaudável!

Em caso de dúvida, converse com seu nutricionista, que ajuda você a turbinar sua dieta com essa delícia tão benéfica!


Grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027
e-mail: danielahueb@jcnet.com.br